A segunda fase do campeonato português de andebol de 2014/15 será disputado no sistema de play-offs. As meias-finais e a final vão ser jogadas à melhor de cinco encontros, enquanto os quartos de final, entre os oito melhores classificados da fase regular, apuram as equipas que conseguirem duas vitórias.

A federação informou ainda que os quatro últimos classificados da fase regular vão disputar uma fase de manutenção, em sistema de todos contra todos a duas voltas, com os clubes a iniciarem esta ronda com metade dos pontos conseguidos até ali. Os dois últimos descerão de divisão.

Esta temporada, os seis primeiros classificados disputam uma segunda fase de apuramento do campeão, em sistema de todos contra todos, a duas voltas, com os seis últimos a lutarem pela manutenção da mesma forma.

De acordo com o organismo, Portugal vai ter apenas uma equipa a participar na Taça EHF a partir da temporada 2014/15 e passa a ter representação dupla na Challenge, devido ao novo ranking europeu.

A partir da próxima época, apenas o segundo classificado do campeonato nacional terá acesso à Taça EHF, enquanto o terceiro e o vencedor da Taça de Portugal disputarão a Challenge. Este ano, Benfica e Sporting representaram o andebol português na Taça EHF, naquela que é segunda competição europeia mais importante.

Na Liga dos Campeões, Portugal mantém a presença de um clube.