O Anderlecht, adversário do Benfica na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, foi a Londres bater o West Ham, equipa da I divisão inglesa, no desempate por grandes penalidades (5-4), depois de um emocionante empate 4-4, em que Mbo Mpenza, antigo jogador do Sporting, marcou um «hat-trick». Os belgas entraram melhor na partida, mas a expulsão do seu guarda-redes, Zitka, quase comprometeu a vitória. Este foi o último teste do campeão belga antes da deslocação à Luz.
Foi a reedição da final da Taça das Taças de 1976, na qual os belgas conquistaram o seu primeiro troféu europeu com uma vitória sobre os ingleses por 4-2. Esta tarde, em Upton Park, o Anderlecht entrou melhor e cedo construiu uma vantagem com golos de Mpenza (8m), um surpreendente tiro de fora da área, e de Dindane (13m), com um chapéu sobre o guarda-redes Bywater.
No entanto, os ingleses reagiram bem e reduziram 1-2 por Cohen (17m) e, pouco antes do intervalo, Zitka, guarda-redes do Anderlecht viu o cartão vermelho depois de ter derrubado Harewood, que tinha sido lançado por Rebrov, fora da área. Os belgas protestaram a decisão do árbitro, enquanto o treinador Hugo Broos fazia entrar o guarda-redes suplente, Tristan Peersman, para o lugar do internacional sueco Wihelmsson. Ainda antes do intervalo, os «hammers» chegaram ao empate com uma recarga de Melville (47m).
Em vantagem numérica, os ingleses continuaram a carregar na segunda parte e o veterano Teddy Sheringham (50m) colocou o West Ham em vantagem antes de McAnuff (68m) dar mais expressão ao marcador. No entanto, o Anderlecht nunca desistiu e o incansável Mbo Mpenza (70 e 88m) empatou o jogo na sequência de dois cruzamentos da direita.
No desempate por grandes penalidades, os belgas não falharam um único pontapé na primeira série de cinco, enquanto Adam Nowland atirou para as mãos de Peersman no último remate, oferecendo a vitória e o troféu ao Anderlecht (5-4).
O Anderlecht apresentou a seguinte formação: Zitka, Deschacht, Lovre (Ngalula Mbuyi, 66m), Mpenza, Hasi (Vanderhaeghe, 66m), Wilhelmsson (Peersman, 44m), Zetterberg, Dindane (Jestrovic, 66m), Kompany, Tihinen e Vanden Borre.