Chegar ao título com Abel. Por que não? A ideia é deixada por António Salvador, presidente do Sp. Braga, que reitera uma ideia que tem vindo a lançar aos poucos: ser campeão nacional a breve prazo.

«Tenho consciência das dificuldades mas a minha convicção e a minha vontade enorme dizem-me que é possível. Agora, não vou prometer ser campeão, porque no futebol não é possível prometer nada», salienta, em entrevista ao jornal «Record».

De qualquer forma, sublinha: «Disse, acredito e tenho ambição de até ao centenário do clube, em 2021, ser campeão. Acho que é possível. Trata-se de uma ambição bem calculada, sem ser desmedida.»

E será já com Abel Ferreira ao leme? «Pode ser. Acredito que sim. Não é isso que nós prometemos. Acima de tudo o que queremos é uma equipa que jogue bem à bola, de cujo futebol os adeptos gostem e que potencie jogadores», salienta.

Para ser campeão nacional, Salvador não tem dúvidas que primeiro «é preciso criar uma base forte de jogadores que se mantenham no clube.»

«Isso tem sido difícil porque o Sp. Braga tem de realizar vendas para equilibrar os seus orçamentos. A partir de agora, não vai ser tão importante realizar esses negócios porque conseguimos uma sustentabilidade importante, seja através dos direitos televisivos ou das receitas como as da Liga Europa», explica.

Horta é para ficar, Cartabia «fora de questão»

Na mesma entrevista, Salvador voltou a falar sobre a saída de Jorge Simão, o segundo treinador da época, sucedendo a José Peseiro, de quem disse ter faltado apoio de fora para dentro.

Sobre Simão, o problema foi outro: «Não é fácil assumir um desafio como o do Sp. Braga e acho que Jorge Simão não percebeu a dimensão deste clube. É uma excelente pessoa (...), mas não se adaptou à realidade do Sp. Braga e por isso falhou.»

Quanto a jogadores, o líder bracarense assumiu o desejo de continuar a contar com Ricardo Horta, salientando que não deverá ser difícil chegar a acordo com o Málaga. Já a continuidade de Cartabia está «fora de questão». Para analisar estão as situações de Alan, que poderá renovar, e Tomas Martínez que deu nas vistas no início da época mas tem jogado só na equipa B, de onde deverá sair Marko Bakic rumo à equipa principal.