A Procuradoria de Berlim afirmou esta quarta-feira estar a investigar 25 suspeitos de manipulação de resultados no futebol alemão, entre os quais estão incluídos quatro árbitros e 14 jogadores de futebol.
Para além do árbitro Roberto Hoyzer, qua já admitiu ter influenciado jogos a troco de dinheiro, outros juízes como Juergen Jansen, Félix Zwayer e Dominik Marks, estão a ser investigados, assim como 14 futebolistas, que militam em equipas da primeira e da terceira divisões.
A investigação a Jurgen Jansen, acusado pelo colega de profissão Hoyzer, é particularmente relevante, porque pode levar o processo à Bundesliga, o principal escalão do futebol alemão.
As acusações de Hoyzer levaram à investigação de um jogo dirigido por Jansen e no qual o Kaiserslautern, que venceu o Friburgo, teria sido beneficiado, num jogo com golos suspeitos.O antigo técnico do Bayer Leverkussen, Klaus Toppmoller, acusa também Jansen de ter prejudicado deliberadamente a sua equipa em 2002 num jogo com o St. Pauli.
Esta operação levada a cabo pela Procuradoria de Berlim levou 150 agentes da Policia alemã a efectuar buscas em casas e escritórios em diversos estados da Alemanha.