Esta quinta-feira 42 equipas disputaram a primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa.

Surpresas, goleadas, reviravoltas e resultados arrancados nos minutos finais: assim foi esta noite europeia.

Entre os vários resultados da noite, destaque pela negativa para a derrota do Fenerbahçe frente ao Vardar, num jogo em que Souza (ex-FC Porto) foi expulso.

Pela positiva, realce para o jogo de loucos disputado em Atenas entre o Panathinaikos e o Athletic de Bilbao. Os espanhóis tiveram a perder por dois golos de diferença e no espaço de seis minutos conseguiram a «remontada».

Para além do jogo entre Apollon e Midtylland, nota para os outros encontros principiados às 18h00.

O Bate Borisov e os ucranianos do Oleksandriya empataram a um na Bielorrússia. Logos aos oito minutos, Ivanic colocou a formação da casa em vantagem mas Banada empatou (19’) e deixou a formação da Ucrânia na frente da eliminatória.

O Skenderbeu, velho conhecido do futebol português, arrancou um empate em Zagreb frente ao Dínamo. Apenas no último minuto de compensação, Henriquez anulou o golo anotado por Latifi (37’).

O Krasnodar podia ter resolvido a eliminatória nesta primeira partida frente ao Estrela Vermelha. Ignatyev e Claesson marcam para os russos antes de Srnic reduzir para os sérvios.

Petrov fez o 3-1 antes do recém-entrado Pesic reduzir e fixar o resultado final.

LEIA TAMBÉM: FH Hafnarfjordur-SC Braga, 1-2 

Uma hora depois, o PAOK recebeu e venceu o Ostersunds, carrasco do Galatasaray, por 3-1. Matos e Prijovic por duas vezes marcaram os golos helénicos enquanto Nouri marcou a favor dos suecos.

Meia hora mais tarde, começou o encontro entre o Maccabi Tel Aviv, orientado por Jordi Cruyff, e o Altach. Kjartansson decidiu o jogo, disputado em solo austríaco, a favor dos israelitas.

Por sua vez, o Ludogorets bateu o Suduva da Lituânia com golos de Moti (61’) e de Vura (76').

Às 19h45 entrou em campo o AC Milan que goleou o KF Shkendija com André Silva em destaque. Tal como o gigante italiano, o Ajax, finalista vencida da última edição da Liga Europa, estreou-se na competição à mesma hora. Os holandeses saíram derrotados do embate com o Rosenborg.

LEIA AINDA: Marítimo-Dínamo Kiev

O Marselha, sem Rolando entre as opções de Rudi Garcia, empatou (1-1) frente aos eslovenos do Donzale. Valeu Sanson desfazer a vantagem inicial conseguida com um golo de Vetrih. Por seu turno, o Legia de Varsóvia de Hildeberto foi surpreendido na Polónia.

Por último, referência para mais quatro encontros. O Viitorul, orientado por Hagi, foi derrotado (1-3) em casa pelo Salzburgo. O campeão romeno começou o jogo praticamente a perder muito por culpa do golo apontado aos dois minutos por Hwang Hee-Chan.

Tucudean ainda restabeleceu a igualdade antes de Wolf e Dabbur carimbarem o triunfo austríaco na Roménia.

Partizan e Videoton empataram sem golos na Sérvia enquanto o Áustria de Viena viajou até à Croácia para bater o Osijek (1-2).

Em Liverpool, o Everton bateu sem dificuldades o Hajduk Split com golos de Michael Keane e de Gueye num duelo que chegou a estar interrompido devido a desacatos nas bancadas de Goodison Park.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO PLAY-OFF LIGA EUROPA