Benfica e Sporting comprometeram as aspirações de chegar ao título no campeonato nacional de juniores ao empatarem 1-1 no Seixal, em jogo da 7ª jornada da fase de apuramento de campeão. Um resultado que deixa os leões a cinco e as águias a seis pontos da dupla de líderes, FC Porto e Gil Vicente, que se defrontam esta quarta-feira no Olival.

Num jogo em que os dois emblemas de Lisboa estavam obrigados a vencer, para poderem recuperar pontos para o topo da classificação, a equipa de Luís Boa Morte entrou melhor, ganhou vantagem, mas depois permitiu o empate nos instantes finais depois de ter ficado reduzida a dez jogadores por expulsão de Caicedo.

O brasileiro Matheus Pereira foi o primeiro a mostrar-se neste dérbi, logo aos 2 minutos, com um remate às malhas laterais, mas José Postiga, Rafael Barbosa e Lisandro Semedo também contaram com oportunidades claras para abrir o marcador na primeira parte. O Benfica respondeu nos últimos instantes antes do intervalo e Hildeberto, destacado diante de Pedro Silva, também podia ter marcado, mas estava em posição irregular.

O Sporting voltou a entrar melhor no segundo tempo, sempre com Matheus Pereira em destaque na condução da bola, mas o Benfica voltou a ter uma boa oportunidade, de bola parada, com Pedro Amaral a obrigar Pedro Silva à defesa da tarde. Os leões acabaram por ganhar vantagem, aos 67 minutos, com Rafael Barbosa a destacar Matheus Pereira que escapou pela esquerda e serviu Elói que bateu André Ferreira com um remate de primeira.

O Sporting passou depois por dificuldades até porque ficou reduzido a dez a partir dos 81 minutos, altura em que Caicedo viu um segundo cartão amarelo. O Benfica acabou por chegar ao empate, aos 85 minutos, com Flávio Silva, que tinha entrado minutos antes, a concluir uma jogada de contra-ataque. Com o leão de cabeça perdida, a equipa da Luz podia mesmo ter ganho este jogo.

A verdade é que o empate não serve o interesse de nenhum dos dois emblemas, uma vez que, esta quarta-feira, depois do embate entre FC Porto e Gil Vicente, águias e leões podem ficar ainda mais longe do topo da classificação com apenas sete jornadas para o final.

Equipas iniciais:

BENFICA: André Ferreira, H. Santos, R. Dias, J. Lima, Pedro Amaral, Gilson Costa, Guga, Alfa Semedo, Buta, Hildeberto e Witiness.

SPORTING: P. Silva, G. Araújo, B.Wilson, Ivanildo, Serrano, Caicedo, Rafael Barbosa, Matheus Pereira, Lisandro Semedo, Luís Elói e José Postiga.

Classificação do apuramento de campeão: FC Porto e Gil Vicente, 15 pontos/6 jogos; Sporting e V. Guimarães, 10/7; Benfica, 9/7; Rio Ave, 9/6; Nacional, 7/7; U. Leiria, 3/7.

Resultados da 7ª jornada
Guimarães-U. Leiria, 3-0
Nacional-Rio Ave, 1-0
Benfica-Sporting, 1-1
FC Porto-Gil Vicente, quarta-feira (16h00)