Fernando Gomes, presidente da Liga, enviou uma carta aos presidentes dos 32 clubes da Liga e Liga de Honra, na qual apela à responsabilidade dos dirigentes. A missiva chegou aos clubes no domingo, já depois do Beira-Mar Sporting ter sido apitado por Fernando Martins, um árbitro dos distritais.

Na carta enviada em forma de ofício, e a que o Maisfutebol teve acesso, Fernando Gomes chama a atenção dos clubes para o facto de haver uma alteração regulamentar aprovada esta época, a qual penaliza as declarações contra elementos de arbitragem desde a nomeação até à hora do jogo.

«Como sabemos, estas alterações só poderão entrar em vigor na próxima época. Mas o espírito que nos levou a avançar com esta e outras alterações não se adia com questões de enquadramento legal. Como presidente da Liga apelo aos clubes que respeitem os princípios que aprovaram», lê-se.

Lembrando que com a medida aprovada «os clubes mostraram um fortíssimo sinal de união em torno da defesa da indústria do futebol profissional», Fernando Gomes reclama «uma época de valorização da nossa indústria e do nosso produto, para que tenhamos uma indústria do futebol cada vez mais forte».

Sem referir o nome de clubes, o presidente termina a carta à qual chamou «apelo à responsabilidade» referindo que o campeonato português é o sexto mais forte do mundo. Os dirigentes, adianta, têm «uma parte da responsabilidade na construção desse caminho» e têm de saber «cumpri-la».