Luís Guilherme, presidente da Comissão de arbitragem da Liga, apontou à Maisfutebol Rádio que esta terça-feira o organismo da Liga vai apresentar três alterações aos clubes para esta época: «Primeiro, vamos combater todo o tipo de jogo que ponha em causa a integridade física dos jogadores. Temos de ser cada vez mais rigorosos nessa matéria. Isso inclui as entradas com os pés e as cotoveladas. Depois, temos de fazer uma gestão mais rigorosa do tempo de jogo de forma a que os árbitros criem, da sua parte, as condições para que o tempo real de jogo possa aumentar, sendo certo que neste particular estamos convictos de que, se os outros agentes não participarem, a arbitragem, só por si, não pode cumprir o objectivo. Por isso tem que ser um objectivo comum.
Por fim, outro aspecto fundamental é continuar a trabalhar para que cada vez mais possa existir uma uniformidade de critérios em todos os jogos. Isto é um objectivo que se calhar nunca será conseguido de vez, porque pede a colaboração de toda a gente e não é só em Portugal que se tenta. A arbitragem tenta isso em todo o mundo.»
Qual será a acção da Comissão nestas mudanças? «Estar muito atentos para que esses objectivos sejam cumpridos. Depois temos de tentar melhorar em algumas coisas, como nas nomeações dos árbitros e dos observadores dos árbitros. Vamos também continuar sempre a apelar a todos os agentes para que haja uma maior colaboração entre eles.»
O responsável pela arbitragem acredita que haverá maior rigor na aplicação da lei: «Este ano houve uma alteração ao regulamento de disciplina, que permite que possa haver também punições às simulações das quais resultem vantagens directas dos clubes e dos jogadores que as pratiquem. Por isso, vamos continuar a melhorar essa articulação de forma a melhorar o espectáculo e para que todos percebam que atitudes menos lícitas merecem sanções. Nesta matéria haverá claramente o recurso a imagens televisivas que possam detectar os ilícitos. Isso está perfeitamente definido. Nós vamos introduzindo a pouco e pouco os meios audiovisuais que possam melhorar a verdade desportiva do jogo.»