Pedro Henriques ficou a saber, nesta quinta-feira, que foi despromovido à segunda categoria, terminado no fundo da classificação dos árbitros em 2009/10. Pedro Proença é o árbitro do ano.

Confrontado com esta informação, sem qualquer tipo de justificação dos responsáveis da arbitragem, Pedro Henriques mostrou-se magoado e decidiu colocar um ponto final na sua carreira, a um ano de atingir a idade limite para exercer a função.

«Para mim, esta classificação significa que terminou a arbitragem. Sinto-me magoado porque acho que este processo devia ter sido gerido de outra maneira. Não é desta forma que um árbitro com esta carreira devia acabar. Devia haver uma gestão mais cuidada deste tipo de questões», lamentou o árbitro, em declarações à Antena 1.

Recorde a entrevista de Pedro Henriques ao Maisfutebol, em vídeo, onde o juiz fala sobre um lance polémico num Benfica-Nacional, protagonizado por Miguel Vítor, dando também a sua opinião sobre vários aspectos relacionados com o mundo da arbitragem.

Proença e Benquerença no topo:

Aqui fica a lista divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença lidera o ranking, seguido de Olegário Benquerença:

1. Pedro Proença

2. Olegário Benquerença

3. João Ferreira

4. Jorge Sousa

5. Duarte Gomes

6. Lucilio Baptista

7. Bruno Paixão

8. Artur Soares Dias

9. João Capela

10. Paulo Costa

11. Carlos Xistra

12. Hugo Pacheco

13. Hugo Miguel

14. Paulo Baptista

15. Elmano Santos

16. Cosme Machado

17. Marco Ferreira

18. Luis Catita

19. André Gralha

20. Vasco Santos

21. Bruno Esteves

22. Rui Costa

23. Pedro Henriques

24. Jorge Tavares

25. Luis Reforço

[artigo actualizado]