A Liga Portuguesa de Futebol Profissional aprovou a introdução do vídeo-árbitro em todos os jogos do campeonato principal, uma inovação que a Federação tinha anunciado e que foi agora oficializada em Assembleia Geral (AG).

Quase todos os clubes profissionais estiveram presentes, com exceção do Marítimo, da I Liga, e Académica de Coimbra, Fafe e Vizela, da II. Destaque para a presença de Pinto da Costa, numa altura em que o FC Porto ainda não anunciou o novo treinador para a época que aí vem. Foi o único presidente dos grandes a marcar presença. Já o Benfica teve na reunião Domingos Soares de Oliveira, enquanto que Bruno Mascarenhas surgiu em representação do Sporting.

A AG serviu para discutir as alterações aos regulamentos de arbitragem e disciplinar, numa sessão que acabou por ser suspensa, quando estavam ser a debatidas as questões disciplinares.

«Dada a complexidade das normas que estavam em discussão e a vontade dos clubes de tomar decisões com profundidade, coerência e bem pensadas, procedeu-se à suspensão dos trabalhos, que serão retomados no dia 12 de junho, em nova assembleia-geral», começou por explicar Mário Costa, presidente da mesa da assembleia-geral do organismo, citado pela Lusa.

Contudo, a introdução do vídeo-árbitro foi consensual. «Ficou previsto fazer parte da equipa de arbitragem, no vídeo-árbitro, um árbitro da primeira categoria. No mínimo, haverá um em cada jogo», explicou Mário Costa.

Ainda no âmbito da arbitragem, o presidente da mesa da assembleia-geral da Liga divulgou que «será reduzido, em dois elementos, o quadro de árbitros da primeira categoria.»

Na próxima reunião entre os clubes será discutida e aprovada a alteração aos quadros competitivos.