José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, mostrou-se satisfeito com as medidas que a PSP decidiu tomar para reforçar a segurança dos árbitros. O responsável falou aos jornalistas após a reunião desta quinta-feira com a polícia por causa do clima de contestação à arbitragem e das ameaças sofridas por alguns árbitros, sobretudo Artur Soares Dias (que irá dirigir o P. Ferreira-FC Porto), ao início da tarde desta quinta-feira.

«O que nos levou a contactar a PSP foi este crescente de ameaças, que tem acontecido nos últimos tempos e que estão a afetar as famílias das equipas de arbitragem», explicou.

«Neste momento as condições de segurança estão garantidas, os árbitros estão tranquilos quanto a isso e quanto à segurança das famílias. Satisfaz-nos o plano que foi traçado», afirmou, considerando que os juízes estão em condições de apitar os encontros que se seguem. «Os árbitros estão confiantes, sabem do seu trabalho e do que têm de fazer».

O responsável do Conselho de Arbitragem pediu ainda contenção aos dirigentes. «Não me canso de pedir essa contenção aos clubes, que se crie um clima de crescimento destes jovens árbitros».