A Argentina foi abençoada pela mão de D10S Maradona. O Brasil ajoelhou perante a mão Maravilha de Túlio. Nove anos depois de El Pibe ter feito das suas à Inglaterra no Mundial de 1986, o avançado brasileiro resolveu a Copa América num lance parecido.
Agora, antes do ansiado duelo de sábado, Túlio Maravilha fala ao Maisfutebol e recorda o lance que «mais prazer» lhe deu ao longo de toda a carreira. Uma carreira recheada com 884 golos!
«Tive muita sorte, o árbitro não viu. A bola ia a fugir, estiquei o braço, consegui dominar e finalizei bem. Foi especial porque aconteceu contra a Argentina. Ainda por cima tinha entrado apenas 15 minutos antes», refere o ex-internacional brasileiro que, aos 40 anos, ainda marca com a camisola do Botafogo de Brasília.
Mas, como é viver por dentro o maior dos duelos do futebol sul-americano? «É único, é um ambiente diferente de tudo o resto. Os dois países lutam pela hegemonia mundial e continental e isso transpira para as bancadas. Por tudo isso, posso afirmar que aquele golo que apontei foi um dos maiores momentos da minha vida profissional.»
O senhor vereador recorda um ex-benfiquista
Túlio tem autoridade moral para falar sobre a Argentina. Pouco depois da Copa América de 1995, os dois países defrontaram-se em Buenos Aires e o Brasil voltou a vencer. Dois jogos, duas vitórias.
«Nessa segunda partida, o único golo do jogo foi apontado pelo Donizete, que depois ainda jogou no Benfica. Silenciámos o Estádio Monumental. Realmente, sempre me dei bem contra a Argentina.»
No próximo jogo, Túlio não estará em Rosário mas no sofá. A sofrer como nunca. «Tenho jogo à tarde e sigo logo para casa. Vou estar colado à televisão. Não vai ser fácil, mas podemos voltar a vencer na Argentina», vaticina.
Actualmente, Túlio é vereador do desporto no município de Goiânia. E só pensa em ser útil a todos que um dia o veneraram. «O país deu-me muito e estou a tentar retribuir. Encarrego-me do pelouro do desporto mas não só. Estou envolvido em várias acções relacionadas com o ambiente e a segurança.»
Veja o video da mão «Maravilha» de Túlio: