O Veléz Sarsfield garantiu o título no torneio de abertura do campeonato argentino, quando falta uma jornada para o final, no sofá. Depois de vencer o Huracán (2-0) a meio da tarde, aumentando a diferença no topo da classificação para quatro pontos, a equipa de Buenos Aires assistiu pela televisão à derrota do Lanús, em casa, diante do Argentino Juniores (0-1) e saiu para a rua para festejar o oitavo título da sua história: «Y ya lo Vé, y ya lo Vé, somos campeones otra vez», é o que mais se ouve esta noite na Argentina.

Um título merecido de uma equipa que se destacou a jogar sempre ao ataque. Voltou a ser assim este domingo, no triunfo sobre o Huracán, apesar dos golos só terem chegado na segunda parte, acompanhados por cartões vermelhos. Olivera marcou o golo que abria a possibilidade do título, aos 51 minutos, antes do antigo central do Sporting, Facundo Quiroga, ser ter envolvido numa acesa discussão com Sebástian Dominguez, com o árbitro a resolver a contenda com dois vermelhos. Já em tempo de descontos, Ramires confirmou a vitória do Vélez na transformação de uma grande penalidade.

Não houve grande festa, uma vez que o Lanús, segundo classificado, podia reduzir a diferença na classificação para um ponto, adiando tudo para a última ronda. No entanto, a equipa de Diego Valeri não resistiu à pressão e, além de não vencer, perdeu mesmo em casa, abrindo definitivamente espaço para a festa do Vélez.

Despedida de Enzo Pérez

Noutro plano, o histórico River Plate continua a sua odisseia para fugir à despromoção. O histórico clube vai mesmo ter de sofrer até à última ronda, depois deste domingo ter concedido um empate na visita ao campo dos Estudiantes (1-1), num jogo que assinalou a despedida de Enzo Pérez, reforço do Benfica para a próxima época, diante dos seus adeptos.

A equipa de Buenos Aires chegou a estar em vantagem, com um golo de Paolo Ferrari, no início da segunda parte, mas as esperanças do River não duraram mais de seis minutos, uma vez que Sarulyte empatou e adiou o veredicto sobre o destino do River para a última ronda.

Enzo Pérez foi titular na equipa dos Estudiantes e foi substituído, em jeito de despedida dos seus adeptos, aos 60 minutos, por Leandro González, com todo o estádio a aplaudir.

Palermo despede-se: como ele, nem Maradona

Outro destaque desta penúltima jornada está marcado para esta madrugada, quando o Boca Juniors receber o Banfield no jogo que vai assinalar o «adeus» de Martin Palermo do Estádio la Bombonera.

Classificação dos primeiros a uma jornada do final: Veléz Sarsfield, 36 pontos; Lanús, 32; Argentinos Juniors, 29; Godoy Cruz, 28; Olimpo, 27; Independiente, Boca Juniors e River Plate, 26.