Boca Juniors e River Plate colocaram de parte as diferenças que os separam, as rivalidades históricas e juntaram-se num apelo à atividade física nestes tempos de confinamento. Os dois principais clubes da Argentina responderam, assim, de forma afirmativa à campanha da FIFA e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para, de forma conjunta, apelarem à luta contra o sedentarismo numa altura em que o mundo atravessa um período de pandemia devido ao novo coronavírus.

Assim, neste vídeo, o argentino Eduardo Toto Salvio, que na última temporada deixou o Benfica para regressar ao seu país e representar o campeão, Boca Juniors, e o colombiano Rafael Santos Borré, do River Plate, apelam à união de todos em torno de um objetivo comum: manterem-se ativos.

«Neste momento devemos estar todos juntos. Devemos manter a nossa distância, mas não perder o nosso foco. Podemos mostrar-nos solidários sendo ativos», dizem neste vídeo os dois avançados, que apelam à realização de alguns exercícios.

Salvio e Borré destacam as diferenças que separam os dois emblemas, mas reforçam a ideia de que diferentes, mas unidos, todos vão conseguir ultrapassar os efeitos da pandemia da covid-19.

«Vemos as nossas diferenças, mas se nos mantivermos unidos somos mais fortes. Sejam ativos hoje. Mantenham-se positivos, mantenham-se fortes. Vamos!», concluem os dois futebolistas, figuras dos rivais Bosteros e Milionários, como são conhecidos na Argentina.

Numa ação quase inédita, tendo em conta a rivalidade interna, os dois clubes publicaram os vídeos nas suas redes sociais e ambos com o mesmo apelo: «Sê ativo e mantém-te são em casa e em todos os momentos».

Na Argentina a pandemia de covid-19 já contagiou 3,435 pessoas, sendo que 976 recuperam por completo da doença, com o registo de 167 mortos no país devido ao novo coronavírus.