Lance Armstrong, que em agosto perdeu os sete títulos na Volta a França após ter sido condenado por doping, terá confessado a toma de substâncias ilegais no programa de Oprah Winfrey.

A informação foi avançada em vários meios nos Estados Unidos, citando fontes próximas do ciclista. A gravação da entrevista ocorreu nesta segunda-feira, mas o programa só vai para o ar na quinta-feira. Depois da entrevista, Oprah Winfrey escreveu no «Twitter» que Armstrong se apresentou «preparado» e que a entrevista durou duas horas e meia.

O «New York Times» escreve que ainda não é claro em que termos Armstrong confessou, mas diz que com este passo o antigo ciclista inicia o caminho para mitigar os danos da sua irradiação desportiva. Assumindo um estatuto de arrependido, Armstrong pretenderá ver reduzidas as sanções desportivas de que foi alvo

Armstrong, acrescenta o jornal, deverá prolongar a onda de confissões testemunhando em tribunal contra «pessoas poderosas no desporto que sabiam da situação», bem como antigos donos da sua antiga equipa, a US Postal.

Ainda na segunda-feira, Armstrong pediu desculpas aos funcionários da fundação Livestrong, que luta contra o cancro. «Lance veio à sede da fundação para ter uma conversa com a nossa equipa e pediu desculpas pelos momentos de stress vividos por causa dele», declarou à AFP Rae Bazzarre, porta-voz da Livestrong.

A mesma fonte também informou que Armstrong, que sobreviveu a um cancro dos testículos e fundou a entidade em 1997, pediu aos funcionários que «continuem o grande trabalho na luta em prol das pessoas afetadas pela doença».

(Artigo atualizado)