O Arouca está prestes a mostrar o novo rosto para 2013/14, época de estreia do emblema do distrito de Aveiro na Liga principal - esta quinta-feira arranca com os testes médicos. A euforia da subida ficou para trás e deu lugar à expetativa sobre aquilo que será, necessariamente, um clube diferente, porém fiel às suas origens e cariz familiar.
O Maisfutebol tem testemunhado a pequena revolução, visível nas obras do estádio, mas extensível a praticamente todas as áreas. A preocupação é modernizar o Arouca, torna-lo mais profissional e adequado às exigências do futebol de topo, sem perder o que o torna peculiar, a sua essência e verdadeira força: o cariz familiar e bairrista.
«Se queremos trabalhar como os grandes, temos de ter as condições dos grandes», lembra Joel Pinho, diretor-desportivo da equipa da serra da Freita, recordando que alguns aspetos já estavam a ser tratados desde a época passada, como é o caso do departamento clínico.
«Já tínhamos um acordo com o Grupo Vitalino Sousa Figueiredo e agora vamos melhorar. Vamos ficar com o equipamento do posto médico todo equipado com as mais recentes tecnologias, a fim de poder proporcionar recuperações mais rápidas aos atletas», sintetiza.
O apoio do complexo desportivo municipal para utilização do ginásio irá manter-se, mas haverá também uma sala para esse fim nas instalações do clube, para qualquer tipo de trabalho específico.
Pequeno-almoço no estádio
Outra novidade no estádio será a possibilidade de os jogadores tomarem o pequeno-almoço todos os dias antes dos treinos, logo cedo. «A nossa imagem de marca sempre foi o nosso espírito familiar e cumplicidade. Queremos, absolutamente, preservar esse bom ambiente», atalha o dirigente.
Foi criada a figura do «team manager», cargo ocupado por Flávio Soares, que transita das camadas jovens, e passou a ser o braço-direito de Joel Pinho. A área do «scouting» ou prospeção, transversão a todos os escalões, tornou-se profissional e será chefiada por um dos adjuntos de Pedro Emanuel, Virgílio Fernandes.
Na área da comunicação, o privilégio foi para uma agência com gente da terra, a Made4you. «Uma das pessoas é de Arouca e foi isso que procurámos, até para haver uma maior e melhor identificação com os adeptos. É uma empresa jovem, que nos assegura a gestão da imagem, web e marketing», detalha.
O Facebook continua a ser o veículo privilegiado para a divulgação da atividade da agremiação, mas o site, em remodelação, vai surgir em breve de cara lavada e pronto para ser o novo arauto das boas novas.
A diferença nesta área faz-se sentir, ainda, nas apresentações de jogadores, sempre bem cuidadas pela equipa que organiza a informação diária relativa ao clube. A mediação com a imprensa tem sido um dos pontos fortes ultimamente e, sempre que há jornalistas presentes, há alguém para dar apoio.
A fama (e proveito) de bom pagador
O objetivo principal desta transmutação é, nas palavras de Joel Pinho, «renovar, dar mais qualidade, no fundo, tornar tudo mais funcional». «Queremos também evitar saturar a Direção com todas questões, como vários aspetos burocráticos, que podem ser resolvidos por mim ou outro membro do staff», refere.
No âmbito do estádio, cujas obras são suportadas pelo clube, há esperança em ter as novas bancadas prontas a 3 de Agosto, para o jogo de apresentação, com uma equipa estrangeira. O recinto passará a ter os 5000 mil lugares exigidos pela Liga, além de uma pista de atletismo e diversas salas de apoio.
Nada irá faltar para a estreia dos arouquenses na Liga, que tem fama (já agora, também proveito) de bom pagador. «Se reparar, nos 16 clubes que foram recentemente identificados pela Liga por alegadas dívidas, não consta lá o nome do Arouca...», finaliza o dirigente.