O Belenenses deu a volta à eliminatória diante do Académico de Viseu na segunda mão da segunda fase da Taça da Liga, anulando primeiro a surpreendente derrota consentida na primeira mão (1-3), vencendo por 2-0, antes de garantir a qualificação para a próxima fase no desempate por grandes penalidades (4-1). Moreirense, Gil Vicente e Arouca também seguem em frente, mas o Paços foi eliminado.

A equipa de Lito Vidigal deu continuidade ao bom momento e, depois da vitória sobre o Estoril (2-1) na Amoreira, conseguiu recuperar numa eliminatória que tinha ficado comprometida depois da derrota em Viseu por 1-3.

 

Uma recuperação que começou com um autogolo de Renan Teixeira (48m) e que se confirmou com um segundo golo de Tiago Caeiro (68m). Numa competição em que não contam os golos fora, a eliminatória acabou por decidir-se nas grandes penalidades, com os «azuis», com melhor pontaria, a festejarem no final com quatro pontapés certeiros contra apenas um do Académico.

 

O Moreirense também teve de ir à lotaria das grandes penalidades, depois de ter permitido que o Trofense anulasse a vitória na primeira mão (1-2). A equipa de Moreira de Cónegos, a jogar em casa, até marcou primeiro, por Arsénio, logo aos quatro minutos, mas depois descansou cedo de mais e permitiu que a equipa da II Liga empatasse a eliminatória com golos de Adukor e Thiago Portugal.

 

O Arouca, depois do empate em Tondela (1-1), resolveu a contenda em casa com um golo solitário de Pintassilgo (69m), enquanto o Gil Vicente, depois de vencer na Tapadinha por 2-0, também confirmou a qualificação para a próxima fase com um empate em Barcelos (1-1).

 

O Paços foi a única equipa da Liga a cair esta quarta-feira, sem argumentos para virar a derrota que tinha consentido na Madeira diante do União (2-4). Os madeirenses ainda aumentaram a vantagem e estiveram a vencer até perto do intervalo numa partida que terminou com um empate 2-2.

 

Faltam ainda disputar três jogos desta fase que ficaram adiados para 16 de novembro, altura em que as ligas profissionais voltam a parar para os jogos da seleção.

Os oito qualificados juntam-se depois aos oito primeiros classificados da liga da temporada passada para a terceira fase da competição.

 

Resultados da 2ª fase (entre parênteses os resultados da primeira mão):

 

P. Ferreira-U. Madeira, 2-2 (2-4)

 

Gil Vicente-Atlético, 1-1 (2-0)

 

Belenenses-Académico Viseu, 2-0, 4-1 gp (1-3)

 

Moreirense-Trofense, 1-2, 5-4, gp (2-1)

 

Arouca-Tondela, 1-0 (1-1)

 

Boavista-Oriental, 16 novembro (0-0)

 

Penafiel-Sp. Covilhã, 16 novembro (1-3)

 

Rio Ave-D. Chaves, 16 novembro (1-1)