A Liga de Clubes decidiu adiar a discussão sobre a integração do Gil Vicente, bem como a consequente alteração da composição dos quadros competitivos, enquanto a decisão judicial não transitar em julgado, o que acabou por não acontecer devido ao recurso apresentado pelo Belenenses.

Assim, são cada vez mais remotas as possibilidades do Gil Vicente voltar ao primeiro escalão na próxima temporada, ficando a integração da equipa de Barcelos, caso se mantenha a decisão judicial, adiada para a temporada de 2017/18.

Integração do Gil Vicente adiada: Fiúsa deixa aviso à Liga

Era o ponto 2 da Assembleia Geral extraordinária da Liga que decorreu na tarde desta quarta-feira. A decisão de adiar a discussão do polémico assunto, proposta pela direção da liga, foi aprovada por larga maioria dos clubes presentes (37 votos a favor). «Deste modo, a AG extraordinária aprovou assim um adiamento dessa integração, tendo em conta que a decisão proferida ainda não transitou em julgado», refere o comunicado da Liga.

No ponto 1, foram aprovadas alterações ao Regulamento Disciplinar das competições profissionais, com destaque para as mudanças das competências da agora designada Comissão de Instrutores, que mantêm a possibilidade de acusar. Deste modo, a até agora CII (Comissão de Instrução e Inquéritos), que passou a ser chamada de Comissão de Instrutores, perde a possibilidade de instaurar e arquivar processos, sendo que as alterações aprovadas terão ainda que ser ratificadas na Assembleia Geral da FPF.