A «Bundesliga» é o melhor campeonato europeu de futebol, no que diz respeito à média de espectadores nos estádios. Em 2009/10 este valor atingiu os 42.500 adeptos por jogo, uma diferença considerável para a «Premier League», que muitos esperariam ver na liderança, mas que na verdade apresentou uma média de 34.151.

De acordo com o estudo apresentado nesta quarta-feira pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), a Liga portuguesa é a décima melhor, por este critério. Disputados os 240 jogos da temporada lusa, a média de espectadores foi de 10.901. Um registo bem distante de Alemanha e Inglaterra, assim como Espanha e Itália, mas também inferior a França, Holanda, Escócia, Rússia e Bélgica.

A soma dos 36 campeonatos analisados pelo IPAM sugere um valor de 85.021.184 espectadores nos estádios europeus, sendo que as cinco principais ligas (Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e França) contribuem com quase metade deste valor (46 por cento). Os restantes 31 países «cedem» a outra metade.

Chipre tem os adeptos mais fanáticos

Para além de analisar as médias de espectadores de 36 campeonatos europeus, o IPAM decidiu ainda encaixar esses valores no número total de habitantes, para ter a percentagem de população que vai aos estádios. As conclusões são surpreendentes, já que o Chipre lidera este «ranking» (0,62 por cento). Portugal sobe um lugar, neste capítulo alternativo, e aparece na nona posição (0,10 por cento).

Bilhetes a preço intermédio, mas mais baratos do que um concerto

Para comparar os preços de bilhetes, a nível europeu, o IPAM decidiu analisar as realidades de seis clubes europeus. Cinco que foram campeões na última época (Benfica, Barcelona, Marselha, Inter, Bayern) e um vice-campeão (o Manchester United foi o representante inglês, já que o recinto do Chelsea era inferior).

As conclusões mostram que o preço dos bilhetes, em Portugal, está num patamar intermédio. No Estádio da Luz o preço médio para um bilhete referente a uma bancada de topo é de 22 euros. Uma verba superior à realidade de Marselha (20 euros), mas inferior a Barcelona (27) ou Manchester (39). Se o bilhete for para uma bancada lateral, o adepto benfiquista até será aquele que paga menos, em média (30 euros). Em Old Trafford pode custar 49 euros.

O bilhete mais barato que o Benfica teve, em 2009/10, custava 10 euros, sendo que o mais caro chegou aos 65. No Inter essa baliza está entre os 21 e os 190 euros, enquanto que em Marselha os valores variam entre os 15 e os 50 euros.

Aproveitando uma vez mais a realidade destas seis cidades (Lisboa, Barcelona, Milão, Munique, Marselha e Manchester), o IPAM comparou os preços de bilhetes de futebol a outros espectáculos. Os dados recolhidos indicam que o futebol é bem mais caro que o cinema, mas mais barato que um concerto. No teatro a situação está dividida: em Manchester, Munique e Marselha será mais barato ir ao futebol; em Lisboa, Barcelona e Milão a situação será a inversa.