Do Largo dos Arcos da Ribeira para Rio Tinto. A nova sede da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) foi inaugurada esta segunda-feira, numa cerimónia que culminou com uma obra «ao nível da competência» dos treinadores portugueses, destacou o presidente da ANTF, José Pereira, alguns minutos após o descerrar da placa ilustrativa que enceta o funcionamento da nova casa.

A antiga Escola da Ponte, que funcionou durante cerca de seis décadas e estava inativa há aproximadamente três, mantém a versão estrutural de base e é composta por dois pisos, cada um com duas salas. Nas traseiras, há um espaço para estacionamento de viaturas, onde os antigos alunos da escola brincavam no recreio. O destaque vai para a sala de formação, espaço com mais de 100 metros quadrados que vai permitir aos treinadores o seu uso para ações de formação.

«É um privilégio esta oportunidade que conseguimos, em conjunto com a Câmara Municipal de Gondomar (CMG) e com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Almejávamos uma sede que oferecesse as condições indispensáveis para o desenvolvimento da atividade, de proporcionar aos nossos colegas uma sede de acordo com a sua capacidade e competência, sabendo que os nossos treinadores são dos mais conceituados mundo fora», destacou José Pereira.

De acordo com o presidente da CMG, Marco Martins, trata-se de «um edifício estatal e foi feito um comodato por 25 anos, gratuito, com a associação». José Pereira garantiu, ao Maisfutebol, que o investimento financeiro para a recuperação do edifício rondou os 150 mil euros e que o contrato de comodato é extensivo aos próximos 25 anos, com duas renovações automáticas ao fim de cada uma das duas primeiras dezenas do acordo.

Por seu turno, o presidente da FPF, Fernando Gomes, salientou a criação de um «espaço digno, com condições próprias para o desenvolvimento da atividade» dos treinadores.

«Chamo a atenção para a sala de formação, onde a ANTF terá oportunidade de dar as ações de formação aos treinadores portugueses. É uma mais valia para a associação», notou Fernando Gomes.

Já Marco Martins congratulou-se pela renovação do espaço que agora alberga a ANTF no município de Gondomar. «Conjugamos aquilo que é o desporto e a educação, dando mais valia e um novo ar a um equipamento que se encontrava obsoleto», apontou.

Também os treinadores portugueses, Domingos Paciência e Toni, salientaram a existência deste novo espaço.

«Já faço parte da direção há mais de dez anos e era uma dificuldade e uma necessidade. Felizmente, temos o espaço que queríamos, com uma sala de formação muito boa, estamos orgulhosos», sublinhou o antigo jogador do FC Porto, atualmente sem treinar. Já Toni reconheceu que «é um dia importante para a classe». «Passámos, um pouco a brincar, de um T0 para um T10, para que haja melhor formação», sublinhou.