No regresso à Liga espanhola, depois de ter sido afastado da elite europeia pelo F.C. Porto, o Atlético de Madrid conseguiu uma vitória muito sofrida, mas também muito saborosa. Os «colchoneros» tiveram dois golos de desvantagem para o Villarreal, no Calderón, mas conseguiram uma reviravolta (3-2). Um triunfo que permite ao Atlético voltar aos lugares europeus, e aproximar-se dos postos de acesso à Liga dos Campeões.
A noite até podia ter sido bem mais fácil para a equipa de Abel Resino, que não convocou Maniche. Logo aos três minutos, Diego Forlán dispôs de uma grande penalidade, mas Diego Lopez defendeu. E como no futebol a palavra justiça é muito relativa, acabou por ser o Villarreal a adiantar-se no marcador, quando estavam cumpridos 19 minutos. Matías Fernandez foi o autor do golo inaugural.
No início do segundo tempo o «submarino amarelo» dilatou a vantagem, por intermédio de Cani (52m), após combinação com Giuseppe Rossi. O segundo tento dos visitantes despertou a reviravolta «colchonera», que teve início apenas dois minutos depois, com um golo de Aguero, após defesa incompleta de Diego Lopez, a remata de Forlán.
Aos 65 minutos o Villarreal ficou reduzido a dez elementos, por expulsão de Javi Venta. O defesa agarrou Simão à entrada da área e viu o vermelho directo. Com um jogador a mais, o Atlético partiu para o triunfo, que garantiria já nos últimos dez minutos. O empate foi alcançado precisamente no minuto 80, por Forlán, a passe de Maxi Rodriguez. A sete minutos do fim surgiu o tento da vitória, apontado por Antonio Lopez, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Simão.
Um triunfo muito importante para os «colchoneros», que sobem ao quinto lugar, e aproxima-se dos lugares de acesso à «Champions». O Villareal, adversário desta noite e actual quarto classificado, está agora a dois pontos.
Resultados da 27ª jornada da liga espanhola:

Sábado:
Valência-Recreativo Huelva, 1-1
(Pablo Hernandez, 82) (Camuñas, 54)
Ath. Bilbao-Real Madrid, 2-5
(Heinze, 36 pb; Llorente, 45) (Robben 22; Heinze, 34; Huntelaar, 47, 61; Higuain, 85, g.p.)
Domingo:
Espanhol-Maiorca, 3-3
(Callejón, 56m; De la Pena, 71m; Nené, 82m)(Arango, 39m; Santana, 60m; Jurado, 70m)
Málaga-Sevilha, 2-2
(Salva, 19 e 32m)(Kanouté, 74m; Luís Fabiano, 84m)
Racing Santander-Numancia, 5-0
(Serrano, 16 e 45m; Luccin, 27m; Zigic, 33 e 40m)
Bétis-Osasuna, 0-0
Sporting Gijon-Dep. Corunha, 3-2
(Morán, 48m; Barral, 52m e Ángel, 71m)(Sergio, 67m; Riki, 85m)
Valladolid-Getafe, 1-0
(Cannobio, 86m)
Atl. Madrid-Villarreal, 3-2
(Aguero, 54m; Forlán, 80m; Antonio Lopez, 83m)(Fernandez, 19m; Cani, 52m)
Almeria-Barcelona, mais tarde