Os Estados Unidos conquistaram esta quinta-feira a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Atenas em futebol feminino. É a segunda vez que as jogadoras dos E.U.A. alcançam o primeiro lugar das Olimpíadas na modalidade, depois do triunfo há oito anos em Atlanta, na estreia do futebol feminino como modalidade olímpica.
Desta vez, as americanas bateram na final o Brasil, por 2-1, depois do jogo ter ido para prolongamento. Um golo de Aby Wambach a oito minutos do final do prolongamento desarticulou por completo a selecção brasileira, que por essa altura dominava o encontro, e conduziu os Estados Unidos ao lugar mais alto do pódio.
Antes disso, já as americanas tinham começado por tomar vantagem, aos 39 minutos, com um golo de Tarpley, um bom golo, aliás, através de um remate de fora da área, e já as brasileiras tinham também marcado, aos 79 minutos, com um remate seco de Pretinha que devolveu tudo à estaca zero.
A mesma Pretinha ainda teve uma soberana oportunidade de dar a vitória ao Brasil quando a três minutos do fim rematou à barra. Com a chegada do prolongamento, houve uma ligeira alteração no carácter competitivo e equilibrado do encontro. O Brasil tomou algum ascendente, mostrando mais frescura física. Mas a sorte voltou a não querer nada com as canarinhas e os Estados Unidos levaram o primeiro lugar do pódio.