Diana Gomes foi oitava e última na quarta série dos 100 metros bruços, com 1.11,40 minutos, e teve uma má estreia nos Jogos Olímpicos. A jovem nadadora portuguesa de apenas 15 anos não conseguiu controlar o choro quando saiu da piscina olímpica, pela frustação com o resultado.
Depois de falar com o treinador por telefone, Diana Gomes acalmou-se e falou aos jornalistas num tom resignado, mas prometendo «vingar-se nos 200 metros», disse em declarações citadas pela agência Lusa. «Estou muito triste porque a prova me estava a correr bastante bem, mas fraquejei no final. Só na parte final é que me apercebi do cansaço e já não consegui recuperar», afirmou.
Também Luís Monteiro ficou insatisfeito depois de ter falhado o apuramento olímpico para as meias-finais nos 200 metros livres, ao terminar a quinta série no quinto lugar, com 1.51,78 minutos. «Obviamente que não estou nada satisfeito com a minha prestação porque queria melhorar o meu recorde de Portugal (1.50, 93)», afirmou.
Depois da eliminação deste domingo, Luís Monteiro vai participar na estafeta 4x200 metros, na terça-feira. Diana Gomes vai ainda entrar em prova nos 200 metros bruços.