O Bayer Leverkusen, adversário do Benfica nos 16 avos de final da Liga Europa, perdeu em casa diante do campeão B. Dortmund por 2-3, num jogo da 20ª jornada da Bundesliga marcado por forte intensidade e três golos em cinco minutos.

A primeira oportunidade até foi para o Bayer, por Castro, mas foram os visitantes que ganharam vantagem cedo, logo aos 3 minutos, com Lewandowski a destacar Reus na sequência de um livre. Com o meio-campo controlado, o Dortmund ampliou a vantagem para 2-0, aos 9 minutos, com Blaszczykowski a converter uma grande penalidade a castigar uma falta sobre Götze.

Um duelo intenso, com as duas equipas a recorrer à técnica dos seus jogadores, sempre com o Dortmund por cima neste capítulo. No entanto, a equipa da casa acabou por equilibrar a contenda antes do intervalo e entrou mais forte para o segundo tempo. O Dortmund foi recuando, Kiessling esteve perto de reduzir, mas foi Reinartz que, com dois golos em quatro minutos, levou os adeptos de Leverkusen ao delírio.

O Dortmund tremia em termos defensivos, mas recuperava a vantagem no marcador logo a seguir, aos 63 minutos, com um golo de Lewandowski que aproveitou um mau atraso de Wollscheid para Leno para atirar para as redes vazias. O Bayer podia ter empatado logo a seguir, mas a melhor oportunidade voltou a pertencer ao Dortmund, aos 70 minutos, com Blaszczykowski a regressar à marca de castigo máximo por falta de Boenischs. Mas desta vez o guarda-redes Leno levou a melhor sobre o avançado polaco.

O jogo seguiu sempre intenso até final e Hegeler (79m) e Schurrle (86m) estiveram muito perto de conseguir o empate, mas foi o Borussia que reclamou os três pontos que lhe permitem ultrapassar o Leverkusen e entrar no «pódio» da Bundesliga.

O Bayer Leverkusen alinhou com a seguinte formação: Leno; Carvajal, Wollscheid, Toprak e Boenish; Reinartz (Milik, 86m), Bender, Rolfes (Sam, 46m) e Castro (Hegeler, 78m) ; Schürrle e Kiebling.

A equipa alemão recebe o Benfica a 14 de fevereiro, e visita o Estádio da Luz na semana seguinte, no dia 21.

Confira a CLASSIFICAÇÃO da Bundesliga

Resultados da 20ª jornada:

Sexta-feira

Werder Bremen-Hannover, 2-0

(Petersen, 85 e 88)

Sábado

Fortuna Dusseldorf-Estugarda, 3-1

(Robbie Kruse, 10 e 37; Fink, 76) (Gentner, 60)

Hoffenheim-Friburgo, 2-1

(Kevin Volland, 10 e 26) (Max Kruse, 4)

Mainz-Bayern Munique, 0-3

(Thomas Muller, 41; Mandzukic, 50 e 57)

Schalke-Greuther Furth, 1-1

(Michel Bastos, 47) (Felix Klaus, 52)

Wolfsburgo-Augsburgo, 1-1

(Naldo, 23) (Moravek, 25)

Hamburgo-Eintracht Frankfurt, 0-2

(Lakic, 22 e 36m)

Domingo

Nuremberga-B. Monchengladbach, 2-1

(Simons, 4m, g.p.; Pekhart, 30m); (Herrmann, 58m)

Bayer Leverkusen-Borussia Dortmund, 3-2

(Reinartz, 58 e 62m); (Reus, 3m; Blaszczykowski, 9m, g.p.; e Lewandowski, 63m)