O atleta norte-americano Tyson Gay, que recentemente estabeleceu a melhor marca do ano nos 100 metros, nos campeonatos dos Estados Unidos, acusou positivo num controlo antidoping realizado em maio e ficará fora dos Mundiais de atletismo, em Moscovo.

A revelação foi feita pelo próprio atleta, que explicou que se tratou de um teste realizado fora da competição, mas não especificou qual a substância detetada.

Tyson Gay explicou ainda que a amostra B (recolhida na mesma altura e que serve para a validação dos resultados) ainda não foi testada.

«Não tenho nenhum historial de doping. O que sucedeu foi que depositei a minha confiança em alguém e essa pessoa falhou», garantiu.

Após um ano de 2012 com muitas lesões e uma operação às costelas, Gay parecia ter recuperado a sua melhor forma e impressionou em junho com os 9,75 segundos alcançados nos campeonatos dos Estados Unidos. Um tempo mais rápido do que o conseguido na Jamaica por Usain Bolt, bicampeão olímpico de 100, 200 e 4x100 metros, que cruzou a meta em 9,94 segundos.

Esperava-se, por isso, o duelo entre Bolt e Gay nos Campeonatos do Mundo em Moscovo, prova que se realiza em Agosto, e que agora o norte-americano revelou que não irá disputar.