A atleta portuguesa Naide Gomes reforçou esta madrugada o seu estatuto de candidata às medalhas nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Osaka (Japão), ao terminar as qualificações do salto em comprimento no primeiro lugar. Naide Gomes fez a marca de 6,96 m logo no primeiro salto, apenas a 5 centímetros do seu recorde nacional.
Atrás de Naide Gomes ficou a russa Kolchanova, que à segunda tentativa conseguiu igualar a marca da portuguesa, e o trio de favoritas ao pódio ficou completo com a brasileira Maurren Higa Maggi, que fez menos um centímetro.
Em declarações reproduzidas pela agência Lusa, Naide Gomes reconhece que o patamar de exigência para a final, que se realiza esta terça-feira, a partir das 12.50 (hora portuguesa) está «muito alto», mas assume o seu bom momento de forma: «Sei que estou bem, que não tenho qualquer problema de ordem física e estou preparada psicologicamente», disse. «Nestas condições, de manhã, com calor, 6,96 metros é um excelente resultado», acrescentou.
A saltadora portuguesa assumiu o desafio de melhorar o seu recorde nacional (7,01) na final: «Se assim for estarei a discutir as medalhas», garantiu. «Agora tenho os três primeiros saltos da final para encarar com cautelas. Depois, é arriscar tudo. Uma boa marca com recorde pessoal já era um ganho, mas vou lutar pelas medalhas», concluiu.