Naide Gomes venceu nesta quarta-feira a prova de salto em comprimento do Open de Moscovo, com a marca de 6,94 metros, terceira melhor marca mundial do ano. A atleta do Sporting derrotou a vice-campeã olímpica, e campeã mundial, Tatyana Lebedeva - hoje a iniciar a época - que fez menos um centímetro.
Naide Gomes, que começou o concurso com um nulo, confirmou a sua boa forma com 6,85 no segundo ensaio, 6,92 nos dois ensaios seguintes e 6,94 no quinto salto, antes de terminar a prova com um novo nulo, já com a vitória assegurada.
Entretanto, na prova de lançamento do peso, Marco Fortes conseguiu o quarto lugar, com um registo de 20,43 metros, apenas a nove centímetros do seu recente recorde nacional de 20,52. A prova foi ganha pelo bielorusso Andrey Mikhnevich, com 21,02, seguido do russo Pavel Sofin (20,80) e do campeão olímpico, o polaco Tomasz Majewski, que se limitou a 20,48.
Entretanto, quatro atletas portugueses estão indicados pela Associação Europeia de Atletismo para a votação de Atleta do Mês, referente ao mês de Junho: Rui Silva (1500 metros), Nelson Évora (triplo) e Naide Gomes (comprimento), bem como Inês Monteiro, vencedora da Taça da Europa de 10000 metros.
Recorde-se que Nelson Évora foi eleito o melhor atleta masculino do mês de Maio, quando assumiu a liderança do ranking mundial da sua especialidade.