Foi um meeting muito favorável para os atletas portugueses mais cotados da actualidade. Francis Obikwelu e Rui Silva estiveram hoje em destaque em Lausana, na Suíça, com uma vitória nos 200 metros e um segundo lugar nos 1.500, respectivamente.
Obikwelu começou defraudar nos 100 metros, em que foi apenas sexto, com uma marca de 10,13 segundos. O registo menos favorável não foi um mau indicador, já que o português venceu depois os 200 metros, com um tempo de 20,58 segundos.
O velocista arrancou mal nos 100 metros, pelo que não mais conseguiu recuperar terreno para Ronald Pognon, que obteve uma excelente vitória em 9,99 segundos, uma marca que é um novo recorde francês. Nos 200 metros, e perante uma lista de inscritos não tão sonante, Francis Obikwelu ganhou com evidente facilidade.
Já Rui Silva, nos 1500 metros, acompanhou muito bem o forte ritmo inicial dos quenianos David Lelei e Charles Bett, que depois haveriam de cair na classificação permitindo à entrada para as últimas voltas ataques de outros atletas. O que mais tentou foi o jovem americano Alan Webb, mas acabou por cair para terceiro. Rui Silva fez na recta final uma pequena tentativa para passar Simotwo, o queniano que haveria de triunfar, mas desistiu rapidamente e limitou-se a controlar o segundo lugar ante Webb.