O antigo velocista Ben Johnson fez declarações polémicas relacionando a divulgação de casos de doping com o apoio das marcas desportistas. O atleta canadiano que acusou o consumo de esteroides nos Jogos Olímpicos de 1998, em Seul, conta agora que já tinha acusado um controlo positivo antes, mas nunca chegou a ser tornado público.

O atleta canadiano acusou um controlo positivo em 1988 depois de vencer a final dos 100 metros com um novo recorde mundial (9,79 segundos), mas depois foi eliminado devido a um controlo positivo de stanozolol. Já em 2014, Bem Johnson tinha dado a entender que se não tivesse trocado a Adidas pela Diadora este controlo nunca teria sido tornado público.

«Já tinha acusado um controlo positivo antes de 1988, mas na altura corria com ténis da Adidas. Foi uma vez em Zurique, penso que foi em 1986. Depois disso, mudei para a Diadora e….», conta o antigo atleta numa entrevista à rádio irlandesa Newstalk. Bem Johnson não é no entanto claro quanto à substância que terá acusado. «Já não me lembro. Foi o meu treinador que me falou nisso na altura», acrescentou.