Patrícia Mamona e Susana Costa, as duas portuguesas em prova no triplo salto dos Europeus de atletismo de pista coberta, qualificaram-se para a final e voltam a competir em Belgrado no sábado à tarde.

Nelson Évora na final do triplo salto

Atual campeã europeia absoluta, Patricia Mamona foi sétima e primeira repescada para a final, com 14,03 metros, enquanto que Susana Costa foi a oitava posicionada, fechando o grupo de finalistas com 13,97, um novo recorde pessoal indoor para esta atleta.

A qualificação do triplo salto feminino, com 18 atletas em ação, teve um nível bastante elevado, com seis atletas a atingir a marca de apuramento direto, a 14,05.

Destaque para duas atletas alemãs, Jenny Elbe e Kristin Gierisch, com saltos a 14,27 e 14,26. Completam a lista de finalistas a espanhola Anna Pelletero, a finlandesa Kristiina Makela, a polaca Anna Jagaciak e a grega Paraskevi Papahristou.

Foi menos fácil do que o esperado o apuramento de Patricia Mamona, que abriu a qualificação a 13,80, a que se seguiu um salto a 13,75. Na segunda ronda, estava virtualmente fora da final, retificando depois com um salto a escassos dois centímetros da marca de qualificação direta.

Susana Costa esteve em crescendo, com saltos a 13,72, 13,92 e 13,97 - este um novo recorde pessoal por três centímetros.

Nas qualificações do salto em comprimento feminino, Marcos Chuva fez três nulos, pelo que sai de Belgrado sem qualquer salto válido, no último lugar entre os atletas em prova.

Com 7,72 metros teria seguido para a final, ele que tem esta época 7,91 metros, nos Campeonatos de Portugal, marca de que ficaria, no entanto, muito distante no Nacional de Clubes, uma semana depois.

No pentatlo, Lecabela Quaresma estreou-se em Campeonatos da Europa de pista coberta com um sétimo lugar, numa prova que foi ganha pela belga Nafissatou Thiam.

A atleta lusa chegou aos 4.444 pontos no conjunto das cinco provas, muito perto do seu recente recorde pessoal e a dar indicações de que poderá fazer melhor ainda, nas provas combinadas.

Fica com o seu segundo melhor conjunto de sempre, logo a seguir ao recorde pessoal estabelecido há duas semanas no Campeonato de França, em Bordéus.