Os atletas do Sporting dominaram os campeonatos nacionais de estrada em atletismo, com Hélio Gomes e Jéssica Augusto a venceram nos respetivos escalões os 10 quilómetros da prova. O Benfica triunfou na competição coletiva masculina, a qual arrebatou pela quarta vez consecutiva.

Em femininos, o caminho para o primeiro sucesso coletivo leonino ficou bastante facilitado pela ausência de Dulce Félix, a mais forte fundista do grémio da águia e que já venceu por cinco vezes o nacional de estrada. Segundo justificaram os responsáveis benfiquistas, Dulce não participou na corrida porque estava engripada.

Na prova individual feminina, Jéssica Augusto não teve rival à altura, assumindo o comando do percurso desde o início, acabando por vencer isolada e de forma folgada na meta instalada na pista do Estádio Nacional, com o tempo de 33.14 minutos.

Catarina Ribeiro, que correu como individual, e a benfiquista Marta Pen ocuparam os restantes lugares do pódio feminino.

Na batalha masculina existiu um grande equilíbrio, com vários atletas a lutarem pelo triunfo. Hélio Gomes, um dos atletas que trocou o Benfica pelo Sporting, acabou por triunfar nesta prova de estrada, apesar de ser um especialista nas competições de pista.

Hélio Gomes concluiu o percurso em 29.58 minutos, sendo logo seguido de três benfiquistas, precisamente Alberto Paulo (30.06), Samuel Barata (30.07) e Hermano Ferreira (30.08).

Foi o primeiro sucesso de Hélio Gomes numa prova com estas características, de estrada, ele que tem feito a sua carreira sempre em competições de pista.

Daí o sucesso coletivo do Benfica em masculinos, que não chegou a utilizar Rui Silva, veterano meio-fundista que arrebatou a competição em 2016 e que assumiu esta época as funções de técnico das águias, depois de vários anos a representar o Sporting.