O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Figueiredo, responsabilizou a Olivedesportos pelo atraso nos pagamentos dos prémios aos clubes participantes na edição de 2012/13 da Taça da Liga.
«O único responsável pelo facto de até ao momento presente não poderem ter sido entregues mais quantias relativas à Taça da Liga aos clubes e SAD é a Olivedesportos. Pagasse a Olivedesportos os valores vencidos e em dívida à LPFP, na presente data, no valor global de 937.250 euros, que a LPFP já teria liquidado mais valores aos clubes e SAD relativos a tal competição», diz Mário Figueiredo, em carta enviada aos presidentes dos clubes das competições profissionais.
Na missiva, a que a agência Lusa teve acesso, recorda a celebração de um contrato no final de 2010, para a cessão dos direitos de transmissão televisiva, publicidade, patrocínio e naming desta competição com a Olivedesportos, «pelo qual a referida sociedade se obrigou ao pagamento de contrapartidas em dinheiro, as quais permitiriam o pagamento de prémios aos clubes e SAD ao longo da época desportiva».
«Acontece que, apesar de variadas e insistentes vezes interpelada para o fazer, a Olivedesportos não procedeu ao pagamento integral das quantias já vencidas a 30 de março e 30 de maio de 2012, referentes à época desportiva de 2011/12», sublinha Mário Figueiredo.
Segundo o dirigente, a última fatura da Taça da Liga da época passada, cujo valor ascende a 707.250 euros, está «totalmente por liquidar». «Não tendo a Olivedesportos avisado a LPFP que não iria liquidar tal valor, o que fez com que a LPFP distribuísse aos clubes e SAD, na época passada, a totalidade das verbas que deveria ter recebido da Olivedesportos. A LPFP encontra-se assim triplamente penalizada: pagou aos clubes verbas da Taça da Liga da época passada que a Olivedesportos não liquidou à LPFP e ainda teve que suportar o respetivo IVA», explica Mário Figueiredo.
O presidente da LPFP esclarece ainda os presidentes dos clubes que compete à Olivedesportos «encontrar e definir o patrocinador oficial da Taça da Liga».
Mário Figueiredo diz ainda que, «à presente data, a LPFP já distribuiu aos clubes e SAD nesta época desportiva 2012/13 mais dinheiro do que aquele que havia sido distribuído nesta mesma data da época anterior».
De acordo com a informação prestada pelo dirigente, cada clube da II Liga já recebeu 85.402,54 euros, mais 1.208,79 euros do que em 2011/12, quando a 14 de novembro o montante se quedava em 84.193,75.
Olivedesportos responde
Numa carta enviada aos clubes, a que a Agência Lusa teve acesso, a Olivedesportos refutou as acusações. A empresa garante que a Liga de clubes não encontrou um canal televisivo disposto a transmitir os jogos em sinal aberto, salientando ainda a importância de renegociação do contrato celebrado entre as partes em 2010.
«Na quarta-feira, a Liga recebeu uma nova proposta da Olivedesportos de renegociação do contrato e acerto de condições financeiras que permitiram, de forma justa e expedita, ultrapassar esta difícil situação. Conjuntamente com a mesma proposta, foi confirmado à Liga que todos os pagamentos ainda em dívida, apesar de estarem em discussão, seriam realizados até ao final do corrente mês», acrescenta a Olivedesportos.
«Mesmo depois de ter sido vítima de uma atitude desleal por parte do senhor presidente da Liga, de quem é parceira comercial, (ao ver contra si efetuada uma queixa por pretenso abuso de práticas concorrenciais), não deixou de procurar encontrar soluções que viabilizassem a Taça da Liga», remata a empresa.
[artigo atualizado]