O Benfica paga ao todo 6800 euros pelos atrasos no início dos jogos das últimas jornadas da Liga na época passada. A Comissão Disciplinar da Liga divulgou esta segunda-feira os castigos relativos a essa infracção, penalizando também o E. Amadora e o Belenenses.
Na penúltima jornada da Liga, quando todos os encontros em que havia decisões em jogo deviam começar à mesma hora, o E. Amadora-Benfica e o Belenenses-V. Guimarães começaram cinco minutos mais tarde que o P. Ferreira-Sporting. Em todas essas partidas estava em causa o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões.
Em relação ao E. Amadora-Benfica, a CD decidiu penalizar cada um dos clubes com 3400 euros de multa, ao abrigo do ponto 1 do artigo 91, que previa multa de 2500 a 5000 euros. A infracção poderia até ter a derrota como pena, mas apenas se tivesse sido considerado que os atrasos «foram intencionais ou premeditados, causando prejuízos a terceiros».
Quanto ao Belenenses-V. Guimarães, a CD não deu conta de qualquer sanção. O atraso nesse encontro, recorde-se, envolveu um problema numa baliza, que teve de ser reparada antes de o árbitro apitar.
O Benfica é penalizado de resto com mais 3400 euros de multa, neste caso por violar instruções da Comissão Executiva da Liga, mas também na sequência do atraso no início do jogo da última jornada, frente ao V. Setúbal. O Belenenses paga multa de igual valor pelo mesmo motivo, relativo ao jogo com o Nacional, também da 30ª jornada.