A questão que serve de título a este artigo está na base do debate que está a agitar o futebol australiano. Tudo por causa de um golo apontado pelo brasileiro Fernando de Moraes, jogador do South Melbourne, frente ao Sunshine Georgies. O único golo da partida, diga-se.
Tudo começa com um jogador do Sunshine Georgies estendido no chão. A equipa visitante decide atirar a bola para que o seu elemento seja assistido. Fernando Moraes, jogador da equipa da casa, vai cobrar o lançamento e devolve a bola ao guarda-redes contrário. A atitude merece aplausos generalizados. Até aqui está tudo muito bem. O caso dá-se a seguir.
O guarda-redes do Sunshine Georgies decide controlar a bola com os pés enquanto não se decide a agarrá-la. Fernando de Moraes, depois de ter executado o lançamento, desata a correr para ir pressionar o guarda-redes, e acaba por lhe roubar a bola, apontado depois o único golo da partida. Enquanto o jogador brasileiro e os colegas fazem a festa, os elementos da equipa visitante ficam perplexos a olhar uns para os outros.
Veja o vídeo do lance e dê a sua opinião: foi esperteza ou falta de desportivismo?