Ao quinto jogo em que voltaram a encontrar-se como treinadores adversários, André Villas-Boas e Leonardo Jardim empataram. E, desta vez, ambos colheram frutos deste resultado num reencontro que foi histórico para o futebol português. E que foi devidamente anunciado.




Aconteceu. Pela primeira na Liga dos Campeões, defrontaram-se dois clubes dirigidos por treinadores portugueses. Só faltava acontecer para se assinalar, pois já estava agendado numa Champions em que os seis técnicos lusos são recordistas da prova.

O pacto de não agressão lê-se pelo resultado verificado, pois, obviamente, cada um deles quereria ficar com os três pontos. Mas para quem ganhou o primeiro jogo, o risco não seria a primeira opção. E o empate e o respetivo ponto que se junta aos três da primeira jornada deixam as duas equipas a repartirem o comando do Grupo C.

O Monaco entrou melhor no jogo, teve as melhores oportunidades da primeira parte. O Zenit assumiu o factor casa no segundo tempo, num jogo que foi marcado na sua globalidade pelo equilíbrio. E este acabou por ser, mesmo, o primeiro encontro entre Villas-Boas e Jardim em que ambos saíram iguais.



Leonardo Jardim e André Villas-Boas já se tinham defrontado em quatro ocasiões; todas em Portugal e contemplando todas as competições nacionais. Duas delas foram na Liga; as outras foram na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Villas-Boas saiu sempre a ganhar.

No campeonato nacional, o agora treinador do Zenit ganhou os dois jogos ao comando do FC Porto. Jardim perdeu (1-0 em casa e 3-0 fora) quando orientava o Beira Mar. Os mesmos três golos sem resposta foi o que os dragões de Villas-Boas impuseram no jogo da Taça da Liga – com todos os encontros na época 2010/11.

Foi na Taça de Portugal que o Beira Mar de Leonardo Jardim conseguiu empatar com uma equipa de AVB; no caso, a Académica. Mas, também então, a equipa de Villas-Boas seguiu em frente após o desempate por penáltis – na temporada 2009/10.

No reencontro entre Jardim e Villas-Boas que ficou histórico para o futebol português, já se concluiu que saíram os dois a ganhar. E o próximo encontro também já está marcado: dia 9 de dezembro, no Monaco, na última jornada deste Grupo C.