O objectivo, segundo Fernando Pinto, é apostar naquele mercado, a partir de 2008.
Actualmente, o continente africano representa cerca 12 por cento das receitas globais da TAP, contra os 23% do peso do Brasil na facturação total, mas é o mercado que mais cresce.
«África é uma grande aposta até porque tem vindo a crescer muito», disse o presidente da companhia numa conversa com os jornalistas esta segunda-feira à margem do XXXIII Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que está a decorrer em Búzios, no Brasil.
Só Europa cresceu mais
Antes, já o vice-presidente, Luiz Gama-Mor tinha adiantando que, de 2002 a 2006, o crescimento de África em termos de oferta tinha aumentado 9,9% e 16,8% entre Janeiro e Outubro deste ano, o que a põe no primeiro lugar do ranking.
O Brasil, até aqui a grande aposta da companhia, subiu 8,2%, de 2002 a 2006, e 8,7% em termos acumulados este ano.
A Europa cresceu, em ambos os períodos referenciados, cerca do mesmo, 11,9%.
Dionísio Barum assume desafio
O até aqui director de vendas para todos os mercados, Dionísio Barum, vai assumir a nova direcção para o mercado africano, que estará sedeada em Luanda.
Esta nomeação, que ocorre a par de outras reorganizações internas ao nível dos quadros da TAP, é vista com particular importância para o desenvolvimento dos novos desafios de expansão da companhia, nomeadamente este, esta segunda-feira, anunciado.
* - A jornalista viajou a convite da APAVT
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