Todas as atenções do dia 10 vão estar concentradas na final de Vanessa Fernandes, uma das principais candidatas ao título olímpico, se não mesmo a principal. Depois do oitavo lugar em Atenas 2004, com apenas 18 anos, há muito que a portuguesa deixou de competir para lugares tão baixos, habituada que está a terminar em primeiro. A excepção encontra-se em duas provas recentes, o Mundial de Vancouver que terminou em 10º com queixas de hipotermia e a desistência na Taça do Mundo de Hamburgo devido a intoxicação alimentar.
Vanessa Fernandes recuperou desde então, esteve a estagiar em altitude e em Pequim vai competir num trajecto que conhece e gosta, clima incluído. Nos últimos três anos, aliás, ganhou as taças do mundo disputadas na capital chinesa. O topo do ranking continua a pertencer-lhe, as adversárias vão estar de olho nela, mas também Vanessa Fernandes, a única portuguesa em prova, promete estar atenta, nomeadamente aos arranjinhos da concorrência: as neo-zelandesas Sam Warriner (número dois mundial) e Debbie Tanner (5ª) e as australianas Emma Snowsill (3ª) e Emma Moffatt (4ª). Para acompanhar a partir das 03h00 de Portugal continental.
Nelson Évora é outro líder do ranking mundial em acção neste dia, pelas 03h00, desta feita no Triplo Salto, com a primeira ronda de qualificação. O campeão do mundo em título, que vai lutar pela mais brilhante das medalhas olímpicas, não deve ter dificuldades em superar a eliminatória.
Mas antes de Nelson Évora saltar para o apuramento, Vânia Silva vai disputar a qualificação no Lançamento do Martelo às 02h10. A atleta tem, porém, a terceira pior marca pessoal do ano entre as 25 concorrentes do Grupo A e a sexta no total das 50 atletas. Só passam as 12 melhores e directamente quem lançar 71,50m.
Às 03h12 é a vez do estreante Arnaldo Abrantes nos 200m, que não vai ter a companhia de Francis Obikwelu. O jovem atleta tem a quinta melhor marca pessoal (20,48s) entre os oito da sua ronda, embora todos tenham registos muito próximos. Para seguir em frente tem de ser um dos três primeiros ou um dos oito melhores. Caso se qualifique para segunda fase, volta a correr às 13h05.
O jovem canoísta Emanuel Silva, em K1, vai disputar a eliminatória dos 1000m, ele que foi sétimo em Atenas e uma das agradáveis surpresas dos Jogos de 2004. Entra em acção às 08h30.
A dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes, na classe 470, corre esta segunda-feira, às 06h00, a Medal Race e tem a possibilidade de chegar ao bronze, pelo menos matematicamente. Os velejadores são sétimos entre dez participantes.
Entre as 04h00 e as 7h00, Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e Afonso Domingos/Bernardo Santos (Star) prosseguem a saga contra o vento, que tem faltado e acumulado regatas por disputar. Os dois primeiros têm agendadas para esta madrugada as quatro e três regatas, respectivamente, que faltam para garantirem a qualificação para a Medal Race. Já a dupla, mesmo que dispute todas as corridas, ainda fica com três por concluir.