O dia 9 dos Jogos Olímpicos tem um cartaz reduzido para os portugueses, apesar da inclusão dos velejadores João Rodrigues e Gustavo Lima, que terão de competir em dia de descanso, devido ao adiamento das regatas por falta de vento.
Mas é na rua que as primeiras portuguesas em acção vão correr pelo objectivo de concluírem os 20km da Maratona, excluída que está a possibilidade de lutarem pelos lugares de topo, segundo as próprias, ou seja, Ana Dias, Inês Monteiro e Marisa Barros. A última é estreante, enquanto a primeira é uma veterana do atletismo, com três participações olímpicas já na carteira. Em Atenas 2004 foi 62ª, enquanto Inês Monteiro foi 34ª nos 5000m. A Maratona tem início às 00h30 de Portugal continental.
Às 15h45 é a vez de Rui Pedro Silva, um dos últimos a qualificar-se para os Jogos, competir nos 10.000m, naquela que será mais uma participação que dificilmente se revelará surpreendente, pois o atleta tem a 36ª pior marca entre os 39 inscritos.
A dupla Afonso Domingos/Bernardo Santos, em Star, era a única com regatas previstas para domingo, mas a falta de vento impediu, ainda, João Rodrigues, RS:X, e Gustavo Lima, Laser, de gozarem a folga. As primeiras corridas estão agendadas para as 05h da madrugada.