Será desta que os portugueses terão outro fado nos Jogos de Pequim? Teoricamente, sim. Entre os 11 atletas em prova no quarto dia, sete vão disputar o acesso às eliminatórias seguintes e as perspectivas para a maioria são positivas.
João Costa, primeiro do ranking mundial, vai competir na categoria que mais gosta, ou seja, Pistola Livre 50m, às 02h00. O atirador português, que terminou na 12ª posição em Atenas, tem obtido excelentes resultados desde então e que o colocaram no topo dos melhores. Se passar a qualificação, joga a final a partir das 05h00.
A malapata no Judo pode terminar com a participação de João Neto, campeão europeu em -81kg e segundo melhor do mundo. O georgiano Saba Gavashelishvili, 20º do ranking, é o primeiro adversário do dia, seguindo-se o wild card Edmond Topalli, judoca da Albânia e um dos 20 convidados da Federação Internacional de Judo para os Jogos. Os combates iniciam às 05h00.
Às 09h30 é a vez da dupla do Remo Pedro Fraga/Nuno Mendes disputar a repescagem de acesso às meias-finais de LM2x. Na primeira eliminatória concluíram os dois quilómetros em 6.24,35 minutos, mas desta feita terão de ser mais rápidos que a concorrência, nomeadamente os cubanos Eyder Batista e Yunior Perez (6.19,36), os húngaros Zsolt Hirling e Tamas Varga (6.19,60) e os japoneses Kazushige Ura e Daisaku Takeda (6.24,21). Os indianos Kumar D. Khandwal e Manjeet Singh (6.37,13) e os sul-coreanos Kangeun Jang e Hongkyun Kim (6.42,97) são os outros candidatos da série.
Depois de ter falhado a qualificação nos 200m livres, o nadador Tiago Venâncio tem esta manhã, pelas 11h30, nova oportunidade de apurar-se para uma meia-final, agora nos 100m livres, a sua especialidade. O português vai nadar na quinta de nove séries (quarta pista) e a repetir-se a marca de apuramento para os Jogos - 49,71 segundos - deve conseguir um lugar entre os semifinalistas.
Sara Oliveira também está de regresso, às 12h14, agora para os 200m Mariposa. A recordista nacional vai disputar a segunda de cinco séries, o que significa que os tempos de qualificação das adversárias são na maioria superiores ao seu (2.11,57). O mesmo sucede com Carlos Almeida, mas nos 200m Bruços (2.15,00), que vai nadar a segunda de cinco séries, com início previsto para as 12h44.
Menos pressão na Vela
Na Vela, o campeão europeu João Rodrigues, em RS:X, vai realizar a terceira e quarta regatas, depois de no primeiro dia dos quartos Jogos consecutivos da carreira ter terminado na 3ª posição. Gustavo Lima estreia-se na classe Laser com as duas primeiras regatas, enquanto a dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes, vice-campeões do mundo em 470, prosseguem a qualificação com mais duas corridas (03 e 04) e no terceiro posto da geral. Todos em acção a partir das 06 horas.