Mantendo a tendência da última Liga, Benfica e Sp. Braga têm os registos mais eficazes da pré-temporada, com sete vitórias em nove jogos. Os encarnados, que esta terça-feira fecham o ciclo de ensaios diante do Tottenham, já levam 29 golos marcados, com Saviola a somar seis tentos. A única derrota aconteceu ao segundo ensaio, com o Sion, mas não parece ter deixado sequelas. A falta de Di María ainda não foi sentida e o adeus a Ramires é cada vez mais provável. Os reforços Jara e Gaitán têm deixado boas indicações, o guarda-redes Roberto permanece com a avaliação em suspenso, como o atestam os 13 golos sofridos.

O Sp. Braga tem um registo quase tão impressionante, mas com a particularidade de ter conseguido uma vitória robusta no primeiro jogo a doer, com o Celtic. Foi um dos sete triunfos da equipa de Domingos, que perdeu dois jogos e que parece ter em Lima (melhor marcador, com cinco golos) um reforço de peso para o ataque. Os 25 golos em nove jogos são também um sinal a ter em conta, mesmo descontando a goleada ao Melgacense, no aquecer dos motores. Os problemas com a baliza, após as saídas de Eduardo e Kieszek e a lesão de Quim, ainda não tiveram consequências.

Menos avassalador, o F.C. Porto ganhou quatro dos seus sete jogos de preparação, mas fechou o ciclo de ensaios com duas derrotas em França. Os reforços James Rodriguez e Walter já fizeram o gosto ao pé, mas a grande figura tem sido Hulk, autor de quatro golos. A indefinição sobre o futuro de Raul Meireles e Bruno Alves permanece como grande incógnita numa equipa que inicia um novo ciclo com André Villas Boas.

De novo ciclo também se fala em Alvalade, simbolizado pelas saídas de Moutinho e Veloso. Os bons desempenhos frente a nomes sonantes como Man. City, Tottenham e Lyon mantêm as expectativas em aberto. Djaló e Postiga são os melhores marcadores, Valdés e Maniche têm deixado boas indicações, tal como a jovem promessa Salomão. Falta confirmar a superioridade anunciada diante dos dinamarqueses do Nordjaelland para a época do leão poder abrir em tons mais risonhos do que há um ano.

Benfica

F.C. Monthey-Benfica, 0-3

F.C. Sion-Benfica, 2-1

Benfica-Aris, 4-1

Benfica-Groningen, 3-3

Benfica-V. Guimarães, 5-3

Benfica-Mónaco, 3-2

Benfica-Sunderland, 2-0

Benfica-Feyenoord, 4-1

Benfica-Aston Villa, 4-1

Balanço: 7 vitórias, 1 empate, 1 derrota (29-13)

Marcadores: Saviola (6), Cardozo (5), Kardec (4), Aimar (3), Carlos Martins (3), Jara (2), Felipe Menezes (2), Ruben Amorim (1), David Luiz (1), Weldon (1), Nuno Gomes (1)

Sp. Braga

Melgacense-Sp. Braga, 0-7

Sp. Braga-Marítimo, 3-2

Sp. Braga-Leixões, 3-0

Sp. Braga-Moreirense, 3-1

Gil Vicente-Sp. Braga, 1-4

Sp. Braga-Rio Ave, 1-0

Sp. Braga-At. Bilbao, 1-3

Varzim-Sp. Braga, 2-0

Sp. Braga-Celtic, 3-0

Balanço: 7 vitórias, 2 derrotas (25-9)

Marcadores: Lima (5), Meyong (3), Matheus (3), Alan (3), Rafael Bastos (1), AG (1), Leandro Salino (1), Mendes (1), Madrid (1), Pizzi (1), Keita (1), Paulo César (1), Vandinho (1), Moisés (1), Elderson (1)

F.C. Porto

F.C. Porto-Tourizense, 4-1

Preussen Munster-F.C. Porto, 1-1

Trabzonspor-F.C. Porto, 0-1

F.C. Porto-Ajax, 1-0

F.C. Porto-Sampdoria, 2-1

Paris SG-F.C. Porto, 1-0

F.C. Porto-Bordéus, 1-2

Balanço: 4 vitórias, 1 empate, 2 derrotas (10-6)

Marcadores: Hulk (4), James Rodriguez (2), Falcao (1), Castro (1), Fernando (1) e Walter (1)

Sporting

Sporting-Mafra, 2-2

Sporting-Sarilhense, 5-1

Young Boys-Sporting, 0-1

Nice-Sporting, 1-1

Paris SG-Sporting, 4-2

Sporting-Lyon, 2-0

Sporting-Celtic, 1-1

Sporting-Manchester City, 2-0

Sporting-Tottenham, 2-2

Nordsjaelland-Sporting, 0-1

Balanço: 5 vitórias, 4 empates, 1 derrota (19-11)

Marcadores: Postiga (4), Djaló (3), Saleiro (2), Vukcevic (1), Matías Fernandez (1), Valdés (1), Tonel (1), Carriço (1), Pongolle (1), Diogo Salomão (1), Owusu (1), Wilson Eduardo (1), AG (1)