Vítor Valdés falou, nesta quinta-feira, em conferência de imprensa e afastou-se da polémica saída de Piqué das opções de Pep Guardiola, no jogo ante o Bayer Leverkusen, na terça-feira. As declarações do guarda-redes aconteceram num dia em que a equipa «blaugrana» se juntou para um almoço com o corpo técnico e Pep Guardiola não apareceu.

«Para mim Piqué é o melhor central do mundo e tem-no demonstrado sempre. Foi uma decisão técnica e o mister terá as suas razões, mas a relação com Guardiola é a mesma», afirmou.

Guardiola é obviamente assunto em todas as aparições dos jogadores «blaugrana», até porque o técnico ainda não renovou, mas todos querem que isso aconteça.

«Pouca coisa há a acrescentar. Para mim seria um erro que ele não continuasse, mas a decisão é dele. É a chave desta equipa e queremos que continue, mas não posso dizer nada, só espero que renove porque o vejo muito entusiasmado», justificou.

Esta temporada está a ser menos conseguida do que as anteriores, pelo menos no que à Liga espanhola diz respeito, mas o guardião da equipa acredita que, apesar dos dez pontos de distância para o Real Madrid, não fazem o Barça desistir.

«Continuaremos a lutar pela Liga, jogo a jogo», disse, para acrescentar: «E a caminhada na Champions também terá implicações nesse percurso».

O Real Madrid pode ser campeão e chegar ao Camp Nou já com o título, o que implicará que o plantel do Barcelona receba os «merengues» com palmas, o que é algo constrangedor para o rival, mas Valdés defende que são «desportistas profissionais e há que aceitar as circunstâncias ou as derrotas quando acontecem».

Questionado sobre o duelo de Messi e Cristiano Ronaldo, obviamente respondeu a favor do colega de equipa. «Tenho um carinho especial pelo Leo. Sem tirar mérito ao Cristiano, que é um super-craque, mas acho que o Leo está por cima dele em muitas coisas e está a demonstrá-lo», afirmou.