O Barcelona divulgou, nesta terça-feira, as conclusões de uma análise levada a cabo pelo seu centro de estudos e documentação. Tudo para explicar que Leo Messi está a apenas um golo do melhor marcador de sempre do clube, em jogos oficiais: César Rodríguez.

O timing da notícia acaba permitir que Messi entre em campo frente ao Granada com a firme convicção que o recorde está a uma curtíssima distância. Pensava-se que César Rodríguez tinha marcado 235 golos oficiais pelo Barcelona, entre 1939 e 1955.

Leo Messi tem atualmente 231 tentos. Ora nesta terça-feira, o estudo apresenta um novo valor para a figura histórica do Barça. Ou seja, César Rodríguez teria apenas marcado 232 golos, mais um que o argentino.

César Rodríguez Álvarez nasceu em Junho de 1920 e faleceu a 1 de Março 1995, então com 74 anos. Representou o Barça como jogador e treinador.

Curiosamente, o ex-avançado marcou apenas seis golos pela seleção de Espanha, metade dos quais...frente a Portugal.

O Centro de Documentação e Estudos do emblema catalão viu todas as fichas de jogo relativas à passagem de César pelo clube, recorrendo aos arquivos do jornal La Vanguardia.

Uma nota final: o recorde que Messi pode bate esta semana diz respeito apenas a jogos oficiais, uma vez que a marca absoluta pertence a Paulino Alcántara, autor de 369 golos em 357 jogos, oficiais e amigáveis.