Três dias depois de ter conquistado a Supertaça Europeia, diante do F.C. Porto, o Barcelona estreou-se em grande estilo na Liga espanhola, goleando o Villarreal (5-0) em partida que encerrou a segunda jornada da Liga - na prática, a primeira, devido ao adiamento da ronda inaugural devido à greve dos jogadores.

Depois do 6-0 do Real Madrid em Saragoça, os catalães também fizeram questão de assinar uma entrada em cena convincente, mesmo com muitas poupanças e um onze no sistema alternativo de 3x4x3.

Na equipa inicial, Pep Guardiola viu-se obrigado a remodelar a defensa quase por inteiro: sem Piqué, Puyol e Dani Alves, Mascherano, Busquets e Abidal improvisaram um trio defensivo, apoiado por Keita, como médio mais recuado.

No meio-campo, Xavi começou no banco, sendo rendido por Cesc Fabregas. O mesmo aconteceu com David Villa, substituído por Alexis Sanchez no trio de ataque.

Mas mesmo com todas estas limitações e com a gestão de jogadores, o Barça só demorou 24 minutos a derrubar a resistência do Villarreal. Já depois de Busquets ter cabeceado uma bola à trave, coube a Thiago Alcântara assinar o primeiro golo do campeão na nova Liga, entrando pela zona central e batendo Diego Lopez com um remate cruzado.

Seguiu-se uma fase de reacção dos visitantes, que no final da primeira parte ainda obrigaram Valdés a mostrar atenção. Mas, mesmo em cima do intervalo, Messi descobriu a desmarcação de Cesc, e o reforço dos catalães contornou o guarda-redes, marcando com classe na baliza deserta. Foi o terceiro golo de Fábregas em outros tantos jogos, e o ponto final na incerteza sobre o vencedor.

No recomeço, mais uma jogada magnífica entre Messi e Thiago Alcântara permitiu ao hispano-brasileiro lançar Alexis Sanchez para o 3-0. Quatro minutos depois, o inevitável Messi deixou a assinatura no jogo, na conclusão de uma tabelinha entre Cesc e Iniesta, que pouco depois deu o seu lugar a Xavi, para uma substituição muito ovacionada.

Com Guardiola a gerir esforços com as substituições, nem assim o vendaval do Barça amainou: aos 74 minutos, Messi fez o segundo da sua conta pessoal, concluindo uma assistência magnífica de Thiago Alcântara, uma das figuras da partida.

As equipas:

BARCELONA: Valdés; Mascherano, Busquets e Abidal; Keita, Thiago Alcântara, Iniesta (Xavi, 55), Cesc (Jonathan dos Santos, 69); Alexis (Villa, 66), Pedro e Messi.

VILLARREAL: Diego López, Zapata, Gonzalo Rodríguez, Musacchio e Oriol; Bruno, Marchena, Cani (Wakaso, 58) e Borja Valero (Camuñas, 49); Rossi e Nilmar (Senna, 55).

Marcadores: Thiago Alcântara (24m) Cesc (44 m); Alexis Sanchez (47 m); Messi (51 e 74 m).



Resultados e marcadores da 2ª jornada

Sábado

Sp. Gijón-Real Sociedad, 1-2

(De Las Cuevas, 68 g.p.) (Agirretxe, 35 e 65)

Valência-R. Santander, 4-3

(Soldado, 1, 88 e 90m; Rami, 58m)(Soldado, p.b. 7m; Acosta, 14m; Adrián, 56m)

Granada-Bétis, 0-1

(Rúben Castro, 88m)

Domingo

At. Madrid-Osasuna, 0-0

At. Bilbao-Rayo Vallecano, 1-1

(Iturraspe, 56m) (Movilla, 62m)

Getafe-Levante, 1-1

(Miku, 62m) (Juanlu, 77m)

Maiorca-Espanhol, 1-0

(Baena, 62m, p.b.)

Saragoça-Real Madrid, 0-6

(Ronaldo, 23m, 70m e 87m; Marcelo, 28m; Xabi Alonso,64m e Kaká 82m)

Sevilha-Málaga, 2-1

(Negredo, 2 e 26m) (Carzola, 61m)

Segunda-feira

Barcelona-Villarreal, 5-0

(Thiago, 24; Cesc, 44; Sanchez, 47; Messi, 51 e 74)