O Barcelona exige uma rectificação aos órgãos de comunicação social que acusaram o clube catalão de práticas dopantes. Caso não o façam, o Barça vai recorrer aos tribunais.

«Perante as graves insinuações difundidas na noite passada pela Cadena Cope, o Barcelona quer expressar publicamente a sua absoluta indignação por estas infundadas alusões que vinculam o clube a práticas de dopagem e quer manifestar a sua rejeição perante atitudes que nada têm a ver com o jogo limpo e que afectam gravemente a imagem da competição desportiva», lê-se no comunicado do Barça.

No mesmo documento, os «culés» querem que os media se retratem: «O Barcelona exige uma rectificação imediata e anuncia que os seus serviços jurídicos já estudam as acções legais que devem iniciar para defender a honra do clube, dos seus técnicos, jogadores e serviços médicos, objectivo pelo qual está disposto a chegar às últimas consequências.»

A Cadena Cope tinha noticiado que o Real Madrid iria pedir controlos de dopagem mais apertados e ainda uma alteração do regulamento anti-doping.

De acordo com aquela rádio, o clube da capital não entende que haja médicos de «reputação duvidosa» a trabalhar no Barcelona. Refira-se que o panorama desportivo espanhol foi atingido, há meses, por uma grande investigação anti-dopagem, que levou a várias detenções, inclusive de atletas olímpicos.

Entretanto, o secretário de Estado do Desporto espanhol, Jaime Lissavetzky, desmentiu que haja qualquer petição do Real Madrid ao Governo naquele sentido.

[ artigo actualizado]