O Barcelona fez o trabalho de casa e encostou no Real Madrid, ao golear o Getafe, em Camp Nou. A equipa de Pep Guardiola prossegue na perseguição ao rival que, nesta quarta-feira, joga o derby da capital com o Atl. Madrid.
Messi marca e Guardiola nem acredita no que vê
Com várias baixas, o Barça não teve muitas alternativas se não apresentar um onze ainda mais ofensivo, em 3x3x4, com Messi a jogar de Messi, como diz Aimar. E La Pulga foi, claro, um dos protagonistas do encontro.
Numa jogada simples entre Iniesta, Messi e Alexis Sanchez, o chileno apontou o 1-0, aos 13 minutos, num remate bem colocado de fora da área. O peito de Messi devolveu a bola a Alexis Sanchez que abriu o ativo com um tiro em arco.
O Getafe até fazia as coisas bem e ainda assustou na primeira parte, numa partida também marcada por um corte de Cata Diaz. Messi serviu Xavi na área com um passe fenomenal. O médio recebeu e picou a bola por cima de Moya. Mas quando se preparava para festejar, Cata Diaz afastou a bola. Nem as imagens esclarecem se para lá, ou para cá, da linha de golo.
Dúvidas não houve quando, aos 44 minutos, Messi recebeu a meio-campo, tocou em Iniesta, este deixou-lhe a bola à entrada da área e o argentino, depois, de pé esquerdo, atirou para o fundo das redes e para o 39º golo na liga espanhola. Um golaço, numa conexão perfeita entre o 8 e o 10 «culés».
Já são sete partidas seguidas de Messi a marcar, 39 golos na Liga e 61 no total da temporada. E, na história, nunca ninguém marcou tantos golos em casa como La Pulga.
Depois de um momento para respirar, na segunda parte, mais do mesmo. O Barça dominou o jogo de princípio a fim e, sem surpresa, foi aumentando o marcador. Alexis Sanchez bisou e, de cabeça, fez o 10º golo na liga espanhola, aos 72 minutos. Pedro Rodriguez aumentou logo a seguir, após um livre de Messi, que colocou a bola na cabeça do colega.
Tudo feito no Camp Nou. O Barcelona a um ponto do Real Madrid e com olhos postos no Calderón, para um ainda mais escaldante derby de Madrid.
CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ESPANHOLA
Resultados da jornada 33 da liga espanhola
terça-feira
Osasuna-Espanhol, 2-0
(Raul Garcia, 53 e 68)
Real Sociedad-Bétis, 1-1
(Vela, 55) (Ruben Castro, 69)
Barcelona-Getafe,
(A Sanchez, 13 e 72; Messi, 44; Pedro Rodriguez, 75)
quarta-feira
Granada-Ath. Bilbao
Sporting Gijon-Levante
Valência-Rayo Vallecano
Atletico Madrid-Real Madrid
quinta-feira
Villarreal-Málaga
Racing Santander-Maiorca
Sevilha-Saragoça