O Barcelona pretende naturalizar Eto¿o, Marquez e Ronaldinho, com o objectivo de passarem a ser considerados jogadores comunitários, de acordo com o jornal espanhol «Marca».
O clube catalão já começou a tratar das burocracias para naturalizar os atletas e até já falou com o mexicano Marquez, que aceitou desde logo essa hipótese. Com Ronaldinho as coisas estão mais difíceis, pois o clube catalão tem de convencer o internacional brasileiro a naturalizar-se cidadão espanhol. Em relação ao camaronês Samule Etoo, tudo parte encaminhar da melhor forma, uma vez que o africano irá completar no próximo mês de Agosto dez anos de residência em Espanha, período obrigatório para requerer a naturalização. No caso de jogadores do continente americano, esse período é de apenas dois anos.
O clube da cidade Condal quer que os passaportes dos jogadores estejam prontos antes do começo de 2006, para que os futebolistas possam actuar como comunitários. Esta medida oferece grandes vantagens ao Barcelona, que assim poderá contratar outros jogadores que não possuam passaportes da Comunidade Europeia.