O Barcelona bateu o Boca Juniors por 3-0 no Camp Nou na disputa do Troféu Joan Gamper, fundador do clube catalão, num jogo que fica marcado pela estreia de Lionel Messi como principal capitão da equipa comandada por Ernesto Valverde. O craque argentino conseguiu levantar os adeptos mesmo antes do jogo começar, ao anunciar como objetivo a conquista da próxima edição da Liga dos Campeões. Já com a bola a correr, o novo capitão marcou o segundo golo do campeão espanhol sobre o convidado argentino.

Valverde apresentou o onze de gala, incluindo os reforços Arturo Vidal e Malcom, e foi com naturalidade com que o Barça assumiu a iniciativa do jogo. As oportunidades multiplicaram-se na baliza de Andradada até ao golo de Malcom, aos 18 minutos: investida pela esquerda, tirou Buffarini do caminho e fuzilou Andrada.

O Boca Juniors, com um surpreendente apoio nas bancadas, foi um adversário digno e chegou a ameaçar as redes de Ter Stegen, mas o dia era do Barça e do seu capitão Messi que acabaria por fazer o 2-0, aos 36 minutos: o craque argentino evolui pela zona central, tenta combinar com os companheiros à sua esquerda, a defesa do Boca corta, Messi recupera e pica a bola sobre Andradada.

Mesmo antes do intervalo, o Boca teve uma oportunidade soberana para empatar, aliás, uma dupla oportunidade: Villa com um remate forte atirou ao poste e, na recarga, com Ter Stegen desenquadrado, Nández atirou em jeito, mas Umtiti cortou sobre a linha fatal.

Para a segunda parte, Valverde lançou um onze alternativo, incluindo Nélson Semedo para o lado direito da defesa. Cillessen foi o primeiro a brilhar entre os postes com uma espetacular defesa a uma bomba de Zarate. Mas foi o Barça que voltou a marcar, aos 67 minutos, desta feita por Rafinha, um grande golo por sinal. Grande passe de Luis Suárez a colocar a bola na área para o brasileiro picar sobre o guarda-redes e ir finalizar nas suas costas.

Mesmo a acabar o jogo Paco Alcácer ainda fez o 4-0, mas este último golo foi prontamente anulado e bem por posição irregular do avançado. Foi bonita a festa dos catalães.