O Barcelona não foi além de um empate em Vallecas, frente ao Rayo Vallecano (1-1), antes de receber o FC Porto para a Liga dos Campeões.

Após o resultado modesto na Liga espanhola, Xavi exigiu uma mudança de mentalidade da sua equipa, que ocupa a 3.ª posição na tabela classificativa da prova: «No primeiro tempo, dominámos, mas faltou-nos agressividade. Na segunda parte, dominámos novamente, tivemos muitas oportunidades e merecíamos mais.»

«Não podemos sofrer mais golos, isso está a penalizar-nos muito. No futebol moderno, é muito importante sair na frente do marcador. Quando tens de recuperar, é muito mais difícil. A segunda parte foi muito boa, é este o caminho, mas o problema é que já estávamos a ir contra a corrente», desabafa o técnico.

Unai López adiantou o Rayo Vallecano ao minuto 39, um autogolo de Florian Lejeune evitou o desaire do Barcelona já na reta final do encontro (82m)

«Temos de ser autocríticos, temos de melhorar muito mais. Se queremos ganhar títulos, temos de dar mais. Na temporada passada, ganhámos a Liga e a Supertaça. Inconscientemente, isso provoca relaxamento, mas não pode ser assim: temos de dar mais, se queremos ganhar títulos», avisa Xavi.