Finalista da prova na época passada, o Benfica está fora das fases a eliminar da Youth League. Mesmo dependentes de terceiros, os encarnados, obrigados a vencer, não foram além de um nulo caseiro com o Basileia. O jogo terminou com polémica, após um golo não validado a João Félix, no terceiro de quatro minutos de compensação.

A equipa de João Tralhão teve algum ascendente no primeiro quarto de hora, mas só materializou o ascendente em ocasiões a partir da meia hora. Nessa altura, um livre de Ricardo Araújo bateu com estrondo no ferro.

Com João Filipe endiabrado na ala direita do ataque, o Benfica foi roçando a área dos suíços, mas sem grandes trabalhos para Pukaj. Do outro lado, Rashiti obrigou Azevedo a defesa difícil, a evitar o golo dos visitantes (35m).

FICHA E FILME DO JOGO

No reatamento e até à hora de jogo, o Benfica explorou o meio campo contrário. Faltava, contudo, afinco necessário para desbloquear a defesa sólida dos helvéticos.

Só à entrada para os últimos dez minutos de jogo, num último assomo dos encarnados, surgiram as ocasiões mais soberanas. As mais evidentes, duas, foram paradas por Pukaj. Primeiro, um remate de José Gomes na área, só com o guardião pela frente (82m). Depois, Pedro Álvaro apareceu nas costas da defesa suíça, mas Pukaj saiu aos pés do defesa para manter o nulo (90m).

Já para lá dos noventa minutos, o lance do jogo. João Félix rematou à entrada da área, a bola bateu no ferro e foi ao solo. Seguiu-se um protesto em uníssono dos encarnados, alegando que a bola teria ultrapassado na totalidade na linha de baliza. E com fundamento, como constatam as imagens televisivas do jogo.

Para a história fica a primeira de cinco edições da Youth League em que os encarnados falham a próxima fase. Tinham sempre chegado, pelo menos, aos quartos de final. Nessa eliminatória, foram afastados por Shakhtar Donetsk e Real Madrid, em 2014/15 e 2015/16, respetivamente. Na primeira edição (2013/14) e no ano passado, as águias perderam o título para Barcelona e Salzburgo, por esta ordem.

Os encarnados precisavam de vencer e esperar que o Man. United perdesse com o CSKA Moscovo. A equipa de Tralhão termina no terceiro lugar do grupo A com sete pontos, a um dos ingleses, que jogam com os russos às 15h00. O Basileia é primeiro, com 11 pontos.