O espanhol Moncho López foi finalmente confirmado como novo seleccionador de basquetebol de Portugal. O treinador galego vai substituir o ucraniano Valentyn Melnychuk e ficará no cargo até à conclusão do Europeu da Polónia, em 2009.
O acordo com o treinador espanhol foi conseguido na noite deste sábado, após uma reunião entre o próprio Moncho López e o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha. À saída do encontro, o dirigente confirmou o acordo.
«É com muito orgulho que posso confirmar que Moncho Lopez é o novo seleccionador nacional. Estou muito feliz pelo basquetebol português», disse à Agência Lusa Mário Saldanha.
O dirigente lembra que Moncho Lopez, embora tenha apenas 38 anos, «já orientou a selecção que é campeã do mundo e que é uma pessoa com grande experiência, pode trabalhou muitos anos na federação espanhola e em alguns clubes da ACB (liga espanhola), o segundo melhor campeonato do mundo.»
No currículo de Monchó Lopez destaca-se o cargo de seleccionador da Espanha, equipa que conduziu à conquista dos Jogos Mediterrâneos 2001 e ao segundo lugar no Europeu de 2003.